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Navegando por Autor "Breno Augusto Araújo Barros dos Santos"

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    Estudo da acessibilidade em unidades de ensino do município de Barreiras-BA com base na norma de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos-2017
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Breno Augusto Araújo Barros dos Santos; Natalia Assunção Brasil Silva; Dennis Coelho Cruz
    RESUMO A origem deste trabalho está na identificação do atendimento às necessidades de pessoas com deficiência pelo espaço físico de duas escolas da rede pública do município de Barreiras-BA. O objetivo geral foi de investigar as condições de acessibilidade nas unidades de ensino estudadas e propor soluções para os obstáculos encontrados. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, a cerca da acessibilidade e inclusão escolar, bem como pela promoção de estudos de caso. Para se alcançar o objetivo proposto utilizou-se de abordagem multi-método, envolvendo: avaliação técnica a luz da NBR 9050-Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos; o contato com usuários que possuem deficiência ou redução de mobilidade a fim de identificar as principais dificuldades no uso da edificação, e aplicação de questionários para identificação e avaliação da percepção dos usuários quanto à acessibilidade arquitetônica disponível. A pesquisa apontou a falta de dados como: o ingresso, permanência e outros indicadores que permitam a caracterização do atendimento a pessoas com deficiência pelas escolas públicas do município. Além disso, verificou-se que nenhuma das escolas estudadas apresentava nos elementos arquitetônicos observados o atendimento integral ao disposto na NBR 9050 (ABNT, 2015). Gestores e professores, os quais participaram da avaliação proposta, sinalizaram a ausência de apoio técnico para ampla promoção da inclusão escolar. Entre os alunos notou-se, em geral, uma avaliação positiva quanto à acessibilidade ambiental disponível na escola. Foram propostas soluções ilustradas para as barreiras encontradas nas escolas. Conclui-se que é preciso avançar para prover às unidades de ensino a acessibilidade necessária a utilização por pessoas com deficiência. Além disso, ao trabalho coube a contribuição pelas soluções propostas nas escolas estudadas e por apresentar-se como mais uma fonte para futuras pesquisas e projetos
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