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Navegando por Autor "Lucas Emanuel Pinheiro Barbosa"

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    A Libras na formação do médico: Percepções dos acadêmicos de Medicina da UFOB.
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Lucas Emanuel Pinheiro Barbosa; Claudemir Teixeira
    Resumo : Estima-se no Brasil que cerca de 9,8 milhões de pessoas possuam alguma deficiência auditiva, sendo que, destes, mais de 2 milhões possuem um déficit severo. Por ser uma minoria linguística que por muito tempo sofreu exclusão, a comunidade surda sofre com os desafios acerca da comunicação no atendimento à saúde, estes que podem ser evitados com iniciativas educacionais na formação médica. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia sobre a Língua Brasileira de Sinais, no intuito de compreender de que forma os estudantes entendem a importância da língua no atendimento médico. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, de caráter analítico e qualitativo, utilizando o método da Análise de Conteúdo de Bardin, incluindo estudantes de medicina que estivessem cursando o componente curricular de Libras ofertado na Universidade Federal do Oeste da Bahia. A coleta de dados foi feita por meio de dois formulários online adaptados no Google Formulários, em dois momentos, com três seções: a primeira sobre o perfil acadêmico, a segunda relacionada à pessoa surda e a terceira sobre a disciplina optativa ofertada para o curso. Os dados de caráter dissertativo foram analisados e categorizados por meio do método de Bardin, contabilizando um total de três categorias de análise: 1) Comunicação com a pessoa surda fora e dentro do consultório; 2) Percepções sobre o contexto profissional, pessoal e a pessoa surda; e 3) Percepções quanto ao aprendizado e à grade curricular. Com base nisso, foi possível observar que os estudantes em sua maioria, antes de cursar a disciplina, desconhecem a dimensão da importância que a comunicação em Libras pode lhes proporcionar para o atendimento ao paciente surdo, entretanto, a experiência singular oferecida pela disciplina de Libras permitiu aos estudantes desenvolver noções mais sólidas acerca da inclusão e das necessidades da comunidade surda.
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