Navegando por Autor "Paloma Fagundes Brandão"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPopularização cientiífica da imunologia em redes sociais virtuais(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Paloma Fagundes Brandão; Arlindo Gomes de Macêdo JuniorResumo : É perceptível a importância da ciência e do seu conhecimento. Contudo, a divulgação das informações de forma inadequada e o excesso delas tem dividido a população na tomada de decisões a respeito de medidas de saúde. Percebe-se a necessidade de popularizar a ciência. Todavia, a popularização científica ainda se encontra em discussões restritas e pouco compreendida até por quem está no meio universitário, sendo necessária mais dedicação ao tema e busca por estratégias que vençam as dificuldades como traduzir o conhecimento especializado para a realidade popular e aproximar a sociedade da procura pelo entendimento da ciência. Como área da ciência de extrema relevância que demanda ser popularizada, tem-se a imunologia, assim, sua abordagem de forma popular em redes sociais virtuais, como o Instagram, apresenta sumo benefício para a sociedade. Nesse estudo, objetivou-se avaliar se os perfis de redes sociais virtuais brasileiras do Instagram com a temática da área de Imunologia atingem uma característica de popularização da ciência. Para isso, realizou-se a abordagem de perfis que tratem de temas da imunologia, seguida pela aplicação do questionário aos proprietários dos perfis e dos fluxogramas nos perfis analisados. Por fim, foi feita análise qualitativa-quantitativa dos resultados e identificação dos perfis que efetivam popularização científica da imunologia. Concluiu-se que apenas 2 perfis o fazem e notou-se a dificuldade dos administradores de perfis voltados para imunologia no Instagram em encontrar estratégias capazes de auxiliar no alcance do objetivo aplicado às contas, haja vista que é necessário discernir entre os conceitos de divulgação e popularização científica. Também foi percebida a dificuldade de diferenciar popularização e divulgação da ciência. Então, é preciso o investimento na formação a respeito da popularização científica e o incentivo para ações voltadas a esta prática, uma vez que sua promoção é beneficiária a toda sociedade.