EEIS - Especialização em Engenharia Industrial e de Sistemas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando EEIS - Especialização em Engenharia Industrial e de Sistemas por Assunto "Agronegócio - região oeste da Bahia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise e proposições acerca das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) em uma indústria química(2022) Débora Zangirolami; Adriano David Monteiro de BarrosAs práticas ESG estão cada vez mais inseridas nas organizações e o principal objetivo delas é a continuidade do negócio, no sentido de ser sustentável ambientalmente e socialmente como longevo através do aumento da competitividade e melhoria da reputação. Neste estudo, o ESG foi conceituado e as práticas identificadas e analisadas qualitativamente através de estudo de caso em uma indústria química. A técnica de entrevistas foi utilizada para conhecer as práticas ESG e a importância dada ao tema. Foi feita uma correlação entre a teoria apresentada e a prática capturada através de entrevistas para reconhecer as lacunas relacionadas às práticas ESG da empresa estudada. Três proposições foram expostas a partir de quinze oportunidades identificadas entre os fatores Ambiental, Social e Governança e nos temas de interesse: ODS, Métricas, Rentabilidade atribuída ao ESG, Triple Bottom Line e Relatório de Sustentabilidade.
- ItemProcesso de circularidade em um armazém de soja : estudo de caso em uma unidade de recebimento e expedição de soja na região oeste da Bahia(2022) Brenner Silva de Oliveira; Adriano David Monteiro de BarrosA industrialização e evolução tecnológica trouxeram significativas transformações em vários segmentos econômicos, com modelos produtivos lineares, baseados na extração, produção, uso e descarte de recursos naturais, os quais são explorados em larga escala demandada pelo crescimento populacional e atendimento de mercados. Contrapondo ao modelo linear, a economia circular aparece como novo modelo que visa aproveitar ao máximo os recursos na cadeia produtiva, alinhando-se a sustentabilidade. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo mensurar e mapear o processo de circularidade em um Armazém de recebimento de soja na região Oeste da Bahia, identificando medidas para alavancar a economia circular em um Armazém de recebimento de soja. A metodologia utilizada classifica -se como um estudo de caso, onde através de observação, questionários e entrevistas foi possível mapear o processo produtivo visando identificar onde a economia é aplicada. Verificou – se que o principal processo de economia circular no armazém é a dosagem de resíduo de soja, que é reaproveitado através de um maquinário que faz com que esse resíduo retorne ao processo, e seja destinado junto a soja para industrialização ou exportação. O resultado anual obtido do indicador utilizado, mesmo com o reaproveitamento da massa na empresa foi pequeno se comparado a massa total de saída: 0,92%, ou seja, nem 1% é vinda da massa reaproveitada nos processos. A massa total descartada anualmente também pode ser reaproveitada tanto para aumentar a massa total que sai do sistema como para diminuir o custo energético total da operação, ambas implicam numa redução de intensidade média de energia. Considerando a massa total descartada utilizada para aumentar a quantidade total de massa, e assumindo que a quantidade primaria não muda, temos um percentual de massa que sairia com reaproveitamento total dos resíduos (massa descartada), nesta segunda situação a variação percentual mostra uma melhoria grande em relação ao caso anterior, isso é evidenciado pelo percentual de massa secundária obtida após o aproveitamento total da massa descartada, menos de 3% da massa que sai do sistema é de massa reaproveitada.