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Navegando TCC por Autor "Larissa Barbosa Taquetti"
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- ItemAplicação do método de custeio variável e da análise CVL a uma loja de venda de vinhos por social commerce(2022) Thaís Sousa de Sá Teles; Larissa Barbosa TaquettiDurante a pandemia de COVID-19, o consumo de vinho no Brasil cresceu significativamente e criou novas oportunidades de negócios no varejo de vinhos para pequenos empreendedores, dentre eles, a venda por meio das redes sociais, modelo conhecido como social commerce. O alto potencial do setor de varejos no País, entretanto, não é garantia de que novos empreendedores serão bem-sucedidos nesse ramo. A falta de gestão do negócio, como o adequado acompanhamento das receitas e despesas ao longo do tempo, pode ser um fator que ameaça o sucesso e até a sobrevivência de uma empresa. Assim, para que mantenham uma operação sustentável e ofereçam preços competitivos sem prejudicar sua lucratividade, é essencial que novos pequenos empreendedores do varejo de vinhos e de outros setores tenham uma boa gestão contábil de suas empresas. Nesse contexto, esse trabalho utiliza método de custeio variável e a análise custo/volume/lucro para avaliar os resultados financeiros de uma loja de varejo de vinhos por social commerce de Barreiras – BA, de forma a contribuir para que a empresa aperfeiçoasse sua gestão contábil. Foram levantados e categorizados os custos e despesas da empresa e calculados as margens de contribuição unitária e total de cada produto e os pontos de equilíbrio e margem de segurança no período de 2021. Os resultados mostraram que a margem de contribuição média de todos os rótulos de vinho da loja Alfa é de R$26,62 e que há produtos de pequena representatividade no faturamento anual com uma margem de contribuição inferior a essa média, sendo, portanto, recomendável que a empresa avalie entre a permanência, a retirada ou a substituição desses produtos no seu mix. Os pontos de equilíbrio contábil de cada mês evidenciaram que as receitas da empresa foram inferiores ao necessário para cobrir seus gastos fixos em alguns meses do ano, e que a margem de segurança média anual foi de apenas 4%. Sugere-se, portanto, que a loja Alfa desenvolva um plano de ação para aumentar seu faturamento no futuro. Algumas ações recomendadas são a revisão da precificação dos rótulos e a busca de novos vinhos que ofereçam margens mais altas.
- ItemPlanejamento e controle da produção na construção civil(2022) Aleomar Marciel Mendes dos Santos; Larissa Barbosa TaquettiDiante de um cenário altamente competitivo e de instabilidade financeira, executar um planejamento bem elaborado é o melhor caminho para o sucesso de qualquer organização e esse projeto pode ser realizado de forma eficiente e eficaz atreves do planejamento e controle da produção. O planejamento e controle de produção na construção civil visa criar estratégias com melhor viabilidade econômica e melhorar o desempenho dos profissionais envolvidos com os menores custos possíveis, atender as necessidades dos colaboradores e clientes, promover melhores lucros e reduzir desperdícios de materiais e de tempo. O objetivo do trabalho é analisar o processo de planejamento e controle da produção em uma pequena empresa de construção civil. Na metodologia, foi realizado observações diretas do planejamento e controle da produção em uma construção civil numa visão de longo-médio- curto prazo. Quanto aos resultados, sugeriu-se detalhar o PCP em pequenas etapas e analisar em curtos períodos o planejado x realizado.