Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 7 de 7
- ItemPlanejamento e controle da produção na construção civil(2022) Aleomar Marciel Mendes dos Santos; Larissa Barbosa TaquettiDiante de um cenário altamente competitivo e de instabilidade financeira, executar um planejamento bem elaborado é o melhor caminho para o sucesso de qualquer organização e esse projeto pode ser realizado de forma eficiente e eficaz atreves do planejamento e controle da produção. O planejamento e controle de produção na construção civil visa criar estratégias com melhor viabilidade econômica e melhorar o desempenho dos profissionais envolvidos com os menores custos possíveis, atender as necessidades dos colaboradores e clientes, promover melhores lucros e reduzir desperdícios de materiais e de tempo. O objetivo do trabalho é analisar o processo de planejamento e controle da produção em uma pequena empresa de construção civil. Na metodologia, foi realizado observações diretas do planejamento e controle da produção em uma construção civil numa visão de longo-médio- curto prazo. Quanto aos resultados, sugeriu-se detalhar o PCP em pequenas etapas e analisar em curtos períodos o planejado x realizado.
- ItemProcesso de circularidade em um armazém de soja : estudo de caso em uma unidade de recebimento e expedição de soja na região oeste da Bahia(2022) Brenner Silva de Oliveira; Adriano David Monteiro de BarrosA industrialização e evolução tecnológica trouxeram significativas transformações em vários segmentos econômicos, com modelos produtivos lineares, baseados na extração, produção, uso e descarte de recursos naturais, os quais são explorados em larga escala demandada pelo crescimento populacional e atendimento de mercados. Contrapondo ao modelo linear, a economia circular aparece como novo modelo que visa aproveitar ao máximo os recursos na cadeia produtiva, alinhando-se a sustentabilidade. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo mensurar e mapear o processo de circularidade em um Armazém de recebimento de soja na região Oeste da Bahia, identificando medidas para alavancar a economia circular em um Armazém de recebimento de soja. A metodologia utilizada classifica -se como um estudo de caso, onde através de observação, questionários e entrevistas foi possível mapear o processo produtivo visando identificar onde a economia é aplicada. Verificou – se que o principal processo de economia circular no armazém é a dosagem de resíduo de soja, que é reaproveitado através de um maquinário que faz com que esse resíduo retorne ao processo, e seja destinado junto a soja para industrialização ou exportação. O resultado anual obtido do indicador utilizado, mesmo com o reaproveitamento da massa na empresa foi pequeno se comparado a massa total de saída: 0,92%, ou seja, nem 1% é vinda da massa reaproveitada nos processos. A massa total descartada anualmente também pode ser reaproveitada tanto para aumentar a massa total que sai do sistema como para diminuir o custo energético total da operação, ambas implicam numa redução de intensidade média de energia. Considerando a massa total descartada utilizada para aumentar a quantidade total de massa, e assumindo que a quantidade primaria não muda, temos um percentual de massa que sairia com reaproveitamento total dos resíduos (massa descartada), nesta segunda situação a variação percentual mostra uma melhoria grande em relação ao caso anterior, isso é evidenciado pelo percentual de massa secundária obtida após o aproveitamento total da massa descartada, menos de 3% da massa que sai do sistema é de massa reaproveitada.
- ItemSistema produto-serviço sustentável: uma abordagem da teoria institucional em uma empresa de consultoria agrícola de pequeno porte do oeste da Bahia(2022) Vinícius Santos Ribeiro; Adriano David Monteiro de BarrosPerante um cenário de constante inovação e desenvolvimento tecnológico diversas mudanças tem impactado várias áreas do conhecimento e alterado significativamente o estilo de vida da sociedade. Uma das vertentes que sofre a principal influência é o meio ambiental; portanto, as organizações estão sendo impelidas a se responsabilizarem aos impactos ambientais que causam. Para uma solução eficaz da problemática por meio de desenvolvimento sustentável, pode-se utilizar uma nova ferramenta baseada em serviços, denominada Sistema Produto Serviço Sustentável (SPSS). Este modelo de negócio proporciona um mix integrado de produtos e serviços que consideram as condições econômicas, sociais e eticamente benéficas. Sob esta ótica o objetivo deste estudo é identificar o papel da empresa de consultoria agrícola no contexto institucional do agronegócio do oeste baiano, analisando o seu modelo de negócio através do Sistema Produto-Serviço Sustentável (SPSS). Quanto a metodologia utilizada, foi desenvolvido uma pesquisa de natureza aplicada, classificada como estudo de caso, com abordagem qualitativa descritiva e fundamentada em técnicas bibliográficas e documentais. Portanto, através da caracterização do objeto de estudo embasado na teoria institucional, foi possível constatar que apesar das diversas barreiras existentes na implementação e sustentação de um SPSS na região, a organização pode ser definida como o case de sucesso na prestação de seus serviços voltados a soluções ambientais benéficas a todas as esferas da sociedade.
- ItemEstudo da resposta a perturbações de consumo em cadeias de suprimentos estáveis(2022) Felipe Erqueta Fernandes Ribeiro; Pedro Dias PintoAs cadeias de suprimentos podem ser representadas por um modelo do tipo Entrada-Saída. Assim, neste trabalho implementou-se uma cadeia de suprimentos homogênea e aplicou-se uma perturbação nesta cadeia. O objetivo deste trabalho é encontrar a melhor parametrização para a cadeia de suprimentos homogênea, em que otimize o tempo de acomodação, os picos de produção e as variações no estoque, considerando a condição de cadeia estável, em que não há efeito chicote padrão ou reverso. Para alcançar este objetivo foi necessário implementar esta cadeia no software Matlab/Simulink, e para analisar o tempo de acomodação foi necessário a construção de um algoritmo, onde foram realizadas diversas simulações para garantir um resultado determinístico para as taxas de produção da cadeia. Os resultados mostram que em condições de cadeia controlada é possível determinar qual a melhor parametrização para os elos, com base no comportamento da cadeia.
- ItemAplicação do método de custeio variável e da análise CVL a uma loja de venda de vinhos por social commerce(2022) Thaís Sousa de Sá Teles; Larissa Barbosa TaquettiDurante a pandemia de COVID-19, o consumo de vinho no Brasil cresceu significativamente e criou novas oportunidades de negócios no varejo de vinhos para pequenos empreendedores, dentre eles, a venda por meio das redes sociais, modelo conhecido como social commerce. O alto potencial do setor de varejos no País, entretanto, não é garantia de que novos empreendedores serão bem-sucedidos nesse ramo. A falta de gestão do negócio, como o adequado acompanhamento das receitas e despesas ao longo do tempo, pode ser um fator que ameaça o sucesso e até a sobrevivência de uma empresa. Assim, para que mantenham uma operação sustentável e ofereçam preços competitivos sem prejudicar sua lucratividade, é essencial que novos pequenos empreendedores do varejo de vinhos e de outros setores tenham uma boa gestão contábil de suas empresas. Nesse contexto, esse trabalho utiliza método de custeio variável e a análise custo/volume/lucro para avaliar os resultados financeiros de uma loja de varejo de vinhos por social commerce de Barreiras – BA, de forma a contribuir para que a empresa aperfeiçoasse sua gestão contábil. Foram levantados e categorizados os custos e despesas da empresa e calculados as margens de contribuição unitária e total de cada produto e os pontos de equilíbrio e margem de segurança no período de 2021. Os resultados mostraram que a margem de contribuição média de todos os rótulos de vinho da loja Alfa é de R$26,62 e que há produtos de pequena representatividade no faturamento anual com uma margem de contribuição inferior a essa média, sendo, portanto, recomendável que a empresa avalie entre a permanência, a retirada ou a substituição desses produtos no seu mix. Os pontos de equilíbrio contábil de cada mês evidenciaram que as receitas da empresa foram inferiores ao necessário para cobrir seus gastos fixos em alguns meses do ano, e que a margem de segurança média anual foi de apenas 4%. Sugere-se, portanto, que a loja Alfa desenvolva um plano de ação para aumentar seu faturamento no futuro. Algumas ações recomendadas são a revisão da precificação dos rótulos e a busca de novos vinhos que ofereçam margens mais altas.
- ItemAnálise e proposições acerca das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) em uma indústria química(2022) Débora Zangirolami; Adriano David Monteiro de BarrosAs práticas ESG estão cada vez mais inseridas nas organizações e o principal objetivo delas é a continuidade do negócio, no sentido de ser sustentável ambientalmente e socialmente como longevo através do aumento da competitividade e melhoria da reputação. Neste estudo, o ESG foi conceituado e as práticas identificadas e analisadas qualitativamente através de estudo de caso em uma indústria química. A técnica de entrevistas foi utilizada para conhecer as práticas ESG e a importância dada ao tema. Foi feita uma correlação entre a teoria apresentada e a prática capturada através de entrevistas para reconhecer as lacunas relacionadas às práticas ESG da empresa estudada. Três proposições foram expostas a partir de quinze oportunidades identificadas entre os fatores Ambiental, Social e Governança e nos temas de interesse: ODS, Métricas, Rentabilidade atribuída ao ESG, Triple Bottom Line e Relatório de Sustentabilidade.
- ItemPráticas de simbiose industrial nos processos agroindustriais: um estudo de caso no oeste baiano(2022) Lorrane da Silva Cardoso; Adriano David Monteiro de BarrosA Simbiose Industrial (SI) é uma ferramenta que visa à eficiência no uso dos recursos, minimizando a disposição de rejeitos, e aliado a isso contribui de maneira favorável na competitividade das empresas. É nesse ensejo que este trabalho objetivou identificar práticas de Simbiose Industrial em uma agroindústria no oeste baiano. E para isso, realizou-se um estudo de caso para identificação de tais. Contudo, as barreiras identificadas para as práticas de SI na empresa estudada foram relacionadas à pouca prática de trocas de resíduos como matéria-prima, troca de informação limitada, falta de planejamento logístico e a localização. As oportunidades identificadas foram relacionadas ao retorno financeiro a partir de resíduos gerados, redução de custos; agregar valor aos produtos e processos, despertar o interesse de investidores pela companhia e estimular os valores da empresa