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Navegando por Autor "Nikolle Cardoso Almeida"

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    Juventude na política: reflexos de uma educação voltada à formação cidadã no ensino médio.
    (UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA, 2022) Nikolle Cardoso Almeida; Maria Victoria Braz Borja Rodrigues
    Este trabalho pretende analisar a participação política enquanto elemento intrínseco de um Estado democrático consistente na possibilidade de os cidadãos tomarem parte ativamente das discussões e decisões acerca dos rumos do país. Para alcançar tais fins, pressupõe-se que a educação básica é uma importante ferramenta no desenvolvimento social, cultural e político da juventude brasileira. Dessa forma, este artigo possui como objeto de pesquisa as possibilidades de aprimoramento e mudança na educação básica brasileira no contexto atual, com enfoque no ensino médio, levando em consideração o compromisso de formar sujeitos de direitos e de responsabilidades, capacitados para participar ativamente da vida democrática do país. O problema de pesquisa consiste em: “como se dá a formação política dos jovens no Brasil e como a educação básica pode contribuir para um exercício de cidadania e participação política mais ativas?”. O objetivo, portanto, é demonstrar a relevância da educação básica para a formação política e cidadã dos jovens brasileiros considerando o contexto sócio político atual. Trata-se de uma pesquisa exploratória aplicada com abordagem metodológica qualitativa, na qual foi utilizada a técnica de revisão bibliográfica, além de um estudo de campo em uma escola local, onde buscou-se alcançar conclusões ampliadas a partir de um caso concreto acerca das possibilidades de inserção de conhecimentos em direitos humanos e cidadania para um aprimoramento do papel da educação básica na formação política de jovens. Concluiu-se que ações pontuais, apesar de despertarem um importante interesse nos estudantes, não produzem efeitos significativos e concretos no seu pensar político, e que é necessária uma transformação das concepções orientadoras da educação no Brasil para um currículo voltado a uma formação cidadã e política, em lugar de uma política pedagógica que prioriza formas tradicionais de ensino e que visam prioritariamente a profissionalização do educando.

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