Engenharia Civil
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Engenharia Civil por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise comparativa de custo entre o uso da laje steel deck e laje maciça de concreto armado: estudo de caso do pavilhão de aulas II da UFOB, no Campus Reitor Edgard Santos.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Pedro Itacarambi Moraes; Kuelson Rândello Dantas MacielRESUMO A realização deste trabalho foi motivada pela necessidade de um estudo sobre a possibilidade de comparar dois sistemas construtivos para os pavilhões de aulas da Universidade Federal do Oeste da Bahia-UFOB. É possível que o projeto do pavilhão de aulas II seja replicado em outros campi, dessa forma, este estudo pretende auxiliar em uma melhor escolha do sistema construtivo a ser adotado. Nesse sentido, para embasar essa escolha da tipologia da laje a ser analisada, foi feita uma revisão da literatura, na qual foram levantadas as características, especificações, vantagens e desvantagens de cada sistema. Na metodologia de execução deste trabalho, fez-se uma análise do projeto estrutural existente, com o uso da laje maciça convencional, buscando encontrar os parâmetros utilizados pelo projetista. Após isso, foi feita a modelagem da estrutura, adotando a concepção estrutural existente e adotando a laje mista com fôrma de aço incorporado (steel deck). Ao mesmo tempo, elaborou-se composição dos custos unitários utilizando as composições analíticas da TCPO 13. Constatou-se que, para o projeto do pavilhão de aulas II, o uso da laje maciça convencional representa uma escolha mais econômica, em torno de 5,96%. Contudo, o uso da laje steel deck é superior sob outros aspectos, como: uma obra com menor carregamento, mais rápida e com uma menor geração de resíduos. Por não haver uma diferença tão significativa no custo entre as lajes, acredita-se que as vantagens apresentadas pela laje steel deck, podem equiparar os custos ou até mesmo apresentar um custo menor.
- ItemAnálise de estabilidade global e de custos para edifício com diversas concepções estruturais.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Felipe Ferreira Sousa Júnior; Pedro Cláudio dos Santos VieiraRESUMO Como objetivo têm-se a analise numérica da estabilidade global e dos custos par um edifício real na cidade de Barreiras-BA, com estudos de diferentes concepções estruturais. Baseado no fato da crescente tendência à verticalização das estruturas deve-se atentar cada vez mais para a estabilidade global das estruturas e os custos envolvidos com as diferentes concepções estruturais. Durante o escrito são realizadas investigações a cerca das composições estruturais com materiais e combinações diversas (de concreto, aço e mistas), dimensionando-se sistemas estruturais resistentes para o projeto da edificação. Ao final verifica-se que, com mudanças pouco relevantes relacionadas aos deslocamentos horizontais e estabilidade global, diferentes concepções estruturais apresentam grande diferença orçamentária e demonstram que não se pode sempre afirmar que estruturas de concreto são sempre as mais baratas. Com as variações estruturais propostas, economias de até meio milhão de reais foram encontradas no comparativo com a estrutura utilizada na edificação de estudo.
- ItemEstudo comparativo de variações de resistência e dimensões de pilares(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Lázaro Rocha Farias; Pedro Paulo Martins de CarvalhoRESUMO A Norma brasileira que trata do projeto de estruturas de concreto armado, a ABNT NBR 6118, foi revisada no ano de 2014. Incorporando em seu texto normativo novos limites para a resistência característica a compressão do concreto e dentre outros conceitos, a Norma passou a ratificar uma prática que já vinha sendo usada por diversos profissionais em todo o país que, no entanto, recorriam a normas internacionais como amparo. Como toda mudança, naturalmente surgem questionamentos quanto aos efeitos da implementação dos novos conceitos em termos de custos por parte dos profissionais mais conservadores. Neste sentido, este trabalho trata de um estudo do projeto de um edifício em concreto armado com base na NBR 6118:2003 e na NBR 6118:2014, a fim de analisar as possíveis aplicações das mudanças no dimensionamento de elementos estruturais considerando, sobretudo, a aplicação de diferentes condicionantes em relação aos elementos pilares, atestando seus efeitos no orçamento analítico final. Com o auxílio de uma ferramenta computacional, foram apresentados os passos para fazer o dimensionamento dos elementos estruturais, bem como todos os custos dos elementos pilares, vigas, lajes, fundações, escadas e reservatório envolvidos na elaboração de três hipóteses em que se objetiva o aumento da resistência a compressão característica do concreto. Chegou-se à conclusão de que a melhor alternativa é a que envolve a redução dos elementos pilares, e será apresentada nos próximos capítulos deste trabalho.
- ItemAnálise de transferência de calor em blocos com diversas concepções e materiais constituintes(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Danillo Rocha Figueiredo; Pedro Claudio S. VieiraRESUMO Diante da variação de temperatura, principalmente em zonas tropicais, a engenharia assume um importante papel no estudo de soluções dentro da área de conforto térmico e eficiência energética, tornando-se imprescindível a elaboração de projetos com espaços mais confortáveis aos usuários. O trabalho analisou os elementos construtivos de vedação residenciais mais usuais no Brasil, o bloco cerâmico e o estrutural de concreto, usados de maneiras e com revestimentos diversificados, procurando quantificar com o uso do software de analise térmico ANSYS, buscando uma análise mais detalhada de como a variação de temperatura ocorre nos modelos em questão, o que não seria possível sem à análise tridimensional que o ANSYS proporciona. Mais do que a ideia de qual concepção é mais favorável em climas quentes como o de Barreiras-BA, a modelagem computacional apresenta valores quase exatos do tamanho da variação térmica que ocorre.
- ItemResistência à compressão e porosidade de argamassa com substituição parcial de cimento Portland por resíduo de cerâmica vermleha (RCV) e cina de casca de arroz (CCA)(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Rizia Lorane Gonçalves Rodrigues; Juarez Hoppe FilhoRESUMO A incorporação de adições minerais na composição do cimento Portland reduz o impacto ambiental causado pela indústria cimenteira e destina adequadamente resíduos de outros setores industriais, incentivando, dessa forma, as práticas sustentáveis na construção civil. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o comportamento de misturas ternárias compostas por 70% de cimento Portland do tipo CP V- ARI, 20% de resíduo de cerâmica vermelha (RCV) e 10% de cinza de casca de arroz (CCA) utilizadas na execução de argamassas misturadas nas relações água/aglomerante 0,35; 0,45 e 0,55. Para tanto, utilizou-se uma amostra de RCV com diferentes finuras, obtidas da seguinte forma: moagem em equipamento de abrasão Los Angeles durante 3,5 horas (RCV moído) e peneiramento em abertura de malha de 75µm da amostra previamente moída (RCV peneirado). As argamassas foram submetidas aos ensaios de resistência à compressão axial e porosidade. A evolução do comportamento mecânico e da porosidade foi acompanhada ao longo de 56 dias. Também foi avaliada a pozolanicidade das composições cimentícias por meio do ensaio Fratini. Os resultados do ensaio de resistência à compressão foram semelhantes, aos 56 dias, entre a argamassa de referência, composta somente por cimento CP V – ARI e as argamassas contendo RCV e CCA, independente da relação água/aglomerante de mistura. Nas idades de 7 e 28 dias, a resistência à compressão das argamassas contendo RCV e CCA, moldadas nas relações água/aglomerante 0,45 e 0,55, apresentaram decréscimo em comparação à argamassa de referência. O mesmo não ocorreu para a relação água/aglomerante 0,35. As porosidades das argamassas contendo RCV (moída ou peneirada) e CCA ao longo do tempo foram similares às observadas na argamassa de referência, quando da moldagem na relação água/aglomerante 0,35. Para as relações água/aglomerante 0,45 e 0,55, as argamassas contendo RCV (moído ou peneirado) e CCA apresentaram porosidades maiores que as observadas na argamassa de referência. Apesar da finura não ter influenciado significativamente nos resultados de resistência à compressão e porosidade, o ensaio de pozolanicidade (Fratini) indicou que a maior finura do RCV propiciou maior teor de cal fixado por atividade pozolânica.
- ItemEstabilização de um solo da cidade de Barreiras-BA com adição de cal para fins rodoviários.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Nivaldo Rosa Sodré de Oliveira Júnior; Vinícius de Oliveira KühnRESUMO O presente trabalho, apresenta os resultados, para fins rodoviários, de um estudo laboratorial de uma amostra de solo coletada no bairro São Pedro em Barreiras – BA, estabilizado com cal hidratada do tipo CH – III. O estudo inclui a caracterização do solo, onde foram feitos a análise granulométrica, índices de Atterberg, massa específica dos grãos, compactação, além da determinação da expansão das amostras de solo e misturas solo-cal, e determinação de parâmetros mecânicos (C.B.R e resistência a compressão simples) que são cruciais para a definição do sucesso ou não da estabilização. Avaliou-se a expansão e C.B.R. do solo natural e misturas de solo com adições de cal nos teores de 2%, 3%, 4% e 5%, com o objetivo de verificar se os mesmos adquiriram propriedades que atendessem as exigências do DNIT para aplicálos em camadas de pavimento. Foi verificado que o teor de 3% de cal alcançou os melhores resultados e que teores superiores a 3%, diminuíam os valores de capacidade de suporte. Estudou-se também, a influência do teor de 3% de cal nos períodos de cura de 1, 4 e 28 dias, nas resistências a compressão simples, onde as amostras foram submetidas a condições de cura com e sem imersão. Observou-se que os valores de resistência a compressão aumentaram a medida em que se elevava o período de cura, sendo que os corpos de prova da condição não saturada, superaram os valores de resistência a compressão, em relação aos que ficaram submersos. De uma forma geral, as misturas solo-cal estudadas não apresentaram comportamentos aceitáveis para a utilização em camadas de base de pavimento, embora, se mostrem indicáveis para a utilização em sub-base, especialmente para regiões carentes de materiais granulares.
- ItemEstudo de viabilidade para utilização de RCD em base ou sub-base de pavimentos.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Leide Herllane Ferreira do Nascimento; Vinícius de Oliveira Kühn.RESUMO A presente pesquisa objetiva avaliar a aplicação de agregados reciclados nas camadas de base e sub-base de pavimentos na cidade de Barreiras- BA realizando análise de um solo típico da região, do agregado reciclado e da mistura contendo 50% de cada material. Para a análise foram realizados ensaios laboratoriais para determinação de suas propriedades, os quais pudessem comprovar sua aplicabilidade em obras rodoviárias. Considerando os efeitos de quebra ocorridos sobre o solo e Resíduos de Construção e Demolição (RCD) realizou-se ainda análise de quebra do material aplicando-se ensaios de granulometria após compactação e California Bearing Ratio (CBR) e ensaios de compressão unidimensional, neste último sendo analisados apenas os grãos retidos na peneira 2,00mm e passante na 4,75mm do solo e RCD. Os resultados indicaram o RCD como redutores de plasticidade e de expansão, visto que os resultados obtidos na mistura foram inferiores aos valores do solo. Os valores de CBR obtidos indicaram que todos os materiais empregados na pesquisa são aptos para aplicação em reforço do subleito e subbases de pavimentos com baixo volume de tráfego, sendo que os materiais contendo RCD são aptos também para aplicação nas camadas de base de pavimentos visto que obtiveram CBR superior a 60%. Observou-se que a aplicação de RCD ao solo causou uma melhora de suas qualidades aumentando sua capacidade de suporte. Com a análise de quebra notou-se que ela está associada ao teor de umidade empregado durante os ensaios, e também ao tipo de grãos, visto que a quebra se mostrou mais intensa para os materiais contendo agregados reciclados. Os ensaios de compressão unidimensional indicou menor resistência dos agregados reciclados em relação ao solo. Com os resultados obtidos na pesquisa podemos considerar a viabilidade técnica de aplicação do RCD em obras de pavimentação de baixo volume de tráfego.
- ItemAnálise comparativa da resistência à compressão de prova cilíndricos e peças pré-moldadas de concreto para pavimentação(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Michael de Lima Pedrosa; Juarez Hoppe FilhoRESUMO No trabalho de Xavier (2017), foi identificado que a resistência à compressão das peças pré-moldadas destinadas à pavimentação tiveram resultado inferior à dos corpos de prova cilíndricos para as mesmas relações água/cimento. Assim, despertou interesse em obter mais informações sobre esse comportamento, visando os efeitos das relações, altura/diâmetro e os diferentes formatos dos corpos de prova. Nesse trabalho, foi feita uma analise comparativa, da resistência à compressão entre as peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação e corpos de prova cilíndricos. Foram produzidos concretos, utilizando as relações água/cimento (a/c) iguais a 0,40, 0,50 e 0,60. Para realização dos ensaios foram moldados corpos de prova cilíndricos com relação altura/diâmetro (h/d) = 2,0 que, posteriormente foram cortadas para atingirem relação h/d = 1,0 e peças pré-moldadas de concreto. Em relação à resistência à compressão dos concretos foi observada uma perda de resistência nas peças pré-moldadas, quando comparadas aos corpos de prova cilíndricos, iguais foram identificados no trabalho de Xavier (2017). No entanto, os corpos de prova cilíndricos e as peças para pavimentação apresentaram valores de resistência à compressão superiores a 35,0 MPa, para algumas relações (a/c). Dessa forma, atingindo alguns dos requisitos estabelecidos pela NBR 9.781 – 2013 para condição de tráfego de pedestres, veículos leves e veículos comerciais de linha.
- ItemEstudo dos modos de vibrações em ponte treliçada sob ações de vento e cargas móveis(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Helves de Lima Guedes; Pedro Claudio Santos VieiraRESUMO Os movimentos vibratórios em pontes podem causar diversos efeitos considerados prejudiciais ao seu sistema estrutural. Dessa forma, a determinação do comportamento oscilatório torna-se necessário para o dimensionamento desse tipo de estrutura. O objetivo desse trabalho foi determinar as frequências naturais e modos de vibração de uma ponte treliçada submetida a ações de vento e cargas móveis. Na metodologia aplicada desenvolveu-se um projeto de uma ponte treliçada através do software de análise estrutural SAP 2000, onde foram lançados todos os carregamentos atuantes para se obter o dimensionamento, as frequências naturais e os modos de vibração da estrutura. Dessa análise ficou comprovada uma relação direta entre as frequências naturais e a rigidez estrutural, assim como, a carência das normas brasileiras na abordagem do tema das vibrações. Foram obtidos os principais modos de vibrar desse tipo de estrutura, tanto os flexionais quanto os torcionais. Através dos valores do índice de vibração V, ficou demonstrada a importância de utilizar o estudo vibratório como critério para o desenvolvimento do projeto estrutural de uma ponte.
- ItemEstudo dos solos arenosos finos lateríticos para bases de pavimentos econômicos aplicando a metodologia MCT(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Maria Clara Paiva; Oisy Hernández Menéndez
- ItemAvaliação do Desempenho Térmico de Parede de Alvenaria com Revestimento Cerâmico e Argamassado(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Thábata Betânia Oliveira de Carvalho; Elier Pavón de La FéRESUMO Na área da construção civil tem sido muito comum projetistas conciliarem o clima regional e local com o projeto arquitetônico, visando reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida dos usuários. Baseado neste contexto, a escolha ideal dos fechamentos das edificações, bem como o seu comportamento térmico, a orientação solar e os materiais que compõem tais fechamentos, tem sido fundamentais aos projetistas em busca de estratégias que beneficiem as construções e que venham a garantir conforto térmico aos usuários. Nesta ótica, o propósito do presente trabalho é avaliar o desempenho térmico de parede de alvenaria com revestimento cerâmico e argamassado para o município de Barreiras, o qual está situada na zona bioclimática 7, por meio de estudo teórico e estudo experimental. O estudo teórico consiste em determinar os parâmetros de desempenho térmico, verificando se os resultados destes parâmetros estão de acordo com as diretrizes construtivas para a zona bioclimática 7 presentes nas normas NBR 15220 (2003) – Desempenho Térmico e NBR 15575 (2013) – Desempenho de Edificações Habitacionais. No estudo experimental mensurou-se as temperaturas ambiente externa, ambiente interna, de superfícies interna e externa da parede de alvenaria com revestimento cerâmico e argamassado durante 4 dias, para as orientações norte e sul. A partir dos dados coletados no experimento, analisou-se o comportamento dos gradientes de temperatura e a temperatura interna para verificar quais horários são mais propícios para garantir o conforto térmico. Como conclusão, observou-se que, a orientação solar interfere no desempenho térmico da edificação além dos materiais que constituem a parede de alvenaria.
- ItemConforto térmico : análise a partir de índices para a cidade de Barreiras-BA(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Gleyson Bucker Arruda; Samara Fernanda da SilvaResumo : O conforto térmico-ambiental é um aspecto importante para o correto planejamento das cidades, seu desenvolvimento sustentável e bem estar da população, sendo alcançado por meio dasinter-relações de diversas áreas do conhecimento, tais como arquitetura, engenharia, geografia e saúde. Buscando compreender o conforto térmico da cidade de Barreiras-BA, foram analisados diversos índices de sensação térmica comumente usados em pesquisas brasileiras. Para isso, foram utilizados dados climáticos locais obtidos das Normais Climatológicas de 1981 – 2010, bem como das bases de dados de série histórica do Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre o período de 2011 e 2018, por meio das estações convencional nº 83236 e automática n° 86652, ambas situadas no perímetro urbano da cidade de Barreiras. Como resultado, observou-se que os índices de conforto térmico nos quais são utilizados valores médios mensais das variáveis climáticas (como temperatura, umidade relativa do ar, velocidade dos ventos) foram pouco apropriadas para caracterizar as condições da cidade de Barreiras, devido especialmente à sua amplitude térmica diária. Assim, índices que consideram valores médios horários apresentaram-se mais adequados. Adicionalmente, foram observados ao menos 4h diárias em condição de “desconforto por calor” em todos os meses do ano, especialmente nos meses de setembro e outubro, que foram os mais críticos. Nestes meses, condições mais severas do clima resultaram em 8h diárias de desconforto, com noites em zona de conforto e manhãs com pouco frio, o que dificulta, por exemplo, o resfriamento dos ambientes internos devido ao fluxo de calor.
- ItemInfluência da trajetória de umedecimento e da forma de preparação das amostras na compactação e CBR do solo(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Marília Carmelita de Almeida Amorim; Oisy Hernández Menéndez; Vinícius de Oliveira KuhnRESUMO O teor de umidade do solo é um parâmetro importante que influencia no grau de compactação das amostras e nos resultados das caracterizações mecânicas (resistência ao cisalhamento, compressibilidade) e hidráulicas (permeabilidade, sucção) dos solos utilizados as camadas de base de pavimentos. Esta variação de umidade é um importante aspecto a ser analisada em regiões que está submetida a longos períodos secos e chuvas muito fortes durante uma época do ano. A fase experimental compreendeu primeiramente os ensaios para caracterização geotécnica (determinação da umidade natural, massa específica dos grãos, granulometria, índices físicos, limites de consistência, classificação) e a compactação do solo com energia correspondente ao proctor normal e modificado, além da determinação do CBR utilizando duas formas diferentes de preparação das amostras: uma com secagem prévia ao ar até a umidade higroscópica e posterior adição gradual de água e a outra, com adição de água preliminarmente e posterior secagem ao ar. Por meio destes ensaios pretendeu-se estabelecer correlações entre as umidades do solo, preparação das amostras e resistência mecânica destes. Os resultados demonstraram que as variações na umidade e no método de preparação induzem a um comportamento mecânico diferenciado.
- ItemA atuação no mercado de trabalho contemporâneo da profissão de engenharia civil a luz da sua graduação(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Victor Carvalho Marques; Roberto Bagattini PortellaRESUMO Este trabalho reporta a necessidade de se compreender como está sendo a atuação no mercado de trabalho, contemporâneo, do profissional de Engenharia Civil no Município de BarreirasBahia, a fim de constatar se realmente aquilo que foi ensinado a este profissional em seu curso de graduação está sendo colocado em prática. A profissão de Engenharia Civil, obrigatoriamente deve atender as qualificações profissionais que a Lei nº5.194/1966 estabelece, como, graduação em curso superior de Engenharia Civil reconhecido pelo Ministério da Educação-MEC. Vale ressaltar que, na atual conjuntura do país os profissionais de Engenharia destacam-se como fator fundamental para o desenvolvimento da Nação, visto que, o progresso técnico-científico tem fomentado profundas mudanças nos modos de produção, bem como, na distribuição da força de trabalho e na sua qualificação, implicando na necessidade de adotar novas estratégias de capacitação tecnológica das instituições e organizações, a fim de torná-las mais competitivas no contexto interno e externo do país. Nesse entendimento, constitui papel indelegável do Estado criar programas estratégicos que promovam a formação de recursos humanos que assegurem o domínio de conhecimento científico e tecnológico indispensáveis à sua soberania. Logo, sendo as Instituições de Ensino Superior, sejam elas Públicas ou Privadas competentes para capacitação de seus egressos em um processo de ensino e aprendizagem, o qual assegurem as necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com capacidade para formular, sistematizar e socializar conhecimento nas diversas áreas de atuação, sendo imperioso para tanto, a promoção de uma educação superior integrando o ensino e a extensão, a qual objetive a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da região a qual está atuando, é que surgiu o seguinte questionamento: A efetiva atuação da profissão de Engenharia Civil no Município de Barreiras- BA, condiz com o ensino e aprendizado dispensado ao graduando do curso de Engenharia Civil, quando em sua formação acadêmica? Desse Modo o objetivo geral foi analisar no Município de Barreiras- Bahia, como estão atuando no mercado de trabalho os profissionais graduados em Engenharia Civil e assim ter elementos concretos para responder a hipótese da pesquisa: Se a educação superior tem como objetivo formar sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da região. Então, é imperioso que o Engenheiro Civil atue no mercado de trabalho praticando aquilo que lhe foi ensinado na sua formação acadêmica. A pesquisa aponta que o Ensino e Aprendizado dispensado aos profissionais de Engenharia Civil uma qualificação que permite desempenhar o papel de profissional na área, todavia, por ser um modelo de ensino e aprendizado tradicional, o profissional se torna muito fechado a áreas de exatas, isso pode estar relacionado a deficiências em leitura, trabalho em grupo, trabalho voltado a área social, aula de campo, visita técnica, não tendo, na graduação, um aprofundamento nos campos filosóficos, sociais e humanísticos.
- ItemObtenção de volumes ótimos de estruturas sujeitas a carga axial de compressão utilizando algoritmos genéticos.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Lucas Ribeiro dos Santos; Pedro Cláudio dos Santos VieiraRESUMO Todo e qualquer elemento de uma edificação que trabalhe transferindo ou recebendo cargas de solicitação pode ser considerado como elemento estrutural. Os elementos estruturais mais comumente empregados em obras de engenharia são as fundações, os pilares, as vigas e as lajes. Destes, os pilares podem ser considerados como um dos elementos de maior relevância nas obras de construção, pois eles serão responsáveis por dar suporte à construção dos andares superiores, no caso de edifícios com mais de um pavimento, ou à construção da estrutura de telhados e/ou lajes no caso de edificações simples de um pavimento. Em geral podem ser construídos in loco, através do uso de concreto armado (concreto + aço), ou podem ser montados, por meio de estruturas pré-moldadas de concreto armado, estruturas de aço e/ou estruturas de madeira. Existem diversas técnicas que podem ser empregadas para o cálculo e dimensionamento de estruturas do tipo pilar, uma delas é através do uso de modelos empregando algoritmos genéticos. Estes modelos trabalham com a busca de soluções ótimas que possam gerar resultados dimensionais mais econômicos e satisfatórios, buscando obter configurações estruturais mais precisas e seguras. Este trabalho tem como objetivo criar um modelo computacional, baseado em algoritmos genéticos, para realizar a otimização de estruturas do tipo pilar e obter volumes mais econômicos do ponto de vista da engenharia. Os resultados obtidos revelam que o modelo computacional cumpre com os critérios de busca estabelecidos, respeitando as avaliações quanto à segurança impostas pela NBR 6118/2014 e sempre buscando encontrar soluções que possibilitem obter melhores lucros.
- ItemEstudo da acessibilidade em unidades de ensino do município de Barreiras-BA com base na norma de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos-2017(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Breno Augusto Araújo Barros dos Santos; Natalia Assunção Brasil Silva; Dennis Coelho CruzRESUMO A origem deste trabalho está na identificação do atendimento às necessidades de pessoas com deficiência pelo espaço físico de duas escolas da rede pública do município de Barreiras-BA. O objetivo geral foi de investigar as condições de acessibilidade nas unidades de ensino estudadas e propor soluções para os obstáculos encontrados. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, a cerca da acessibilidade e inclusão escolar, bem como pela promoção de estudos de caso. Para se alcançar o objetivo proposto utilizou-se de abordagem multi-método, envolvendo: avaliação técnica a luz da NBR 9050-Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos; o contato com usuários que possuem deficiência ou redução de mobilidade a fim de identificar as principais dificuldades no uso da edificação, e aplicação de questionários para identificação e avaliação da percepção dos usuários quanto à acessibilidade arquitetônica disponível. A pesquisa apontou a falta de dados como: o ingresso, permanência e outros indicadores que permitam a caracterização do atendimento a pessoas com deficiência pelas escolas públicas do município. Além disso, verificou-se que nenhuma das escolas estudadas apresentava nos elementos arquitetônicos observados o atendimento integral ao disposto na NBR 9050 (ABNT, 2015). Gestores e professores, os quais participaram da avaliação proposta, sinalizaram a ausência de apoio técnico para ampla promoção da inclusão escolar. Entre os alunos notou-se, em geral, uma avaliação positiva quanto à acessibilidade ambiental disponível na escola. Foram propostas soluções ilustradas para as barreiras encontradas nas escolas. Conclui-se que é preciso avançar para prover às unidades de ensino a acessibilidade necessária a utilização por pessoas com deficiência. Além disso, ao trabalho coube a contribuição pelas soluções propostas nas escolas estudadas e por apresentar-se como mais uma fonte para futuras pesquisas e projetos
- ItemAnálise econômica e social do programa nacional de habitação rural em comunidade quilombola(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Icaro Araujo Alves de Oliveira; José Yure Gomes dos SantosRESUMO Esse trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômica e social da implementação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) em uma comunidade quilombola do município de Ibipeba, Bahia. Para tanto, foi necessário um estudo do funcionamento do programa, como este evoluiu historicamente e como o Brasil trata a problemática da questão quilombola no âmbito territorial e social. Para a construção desse trabalho foram utilizados procedimentos metodológicos como: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e levantamento de dados primários. E baseado nos resultados obtidos, constatou-se que é vantajosa condição de execução do empreendimento pelos moldes do PNHR e que a implementação do PNHR em comunidades quilombolas são atitudes governamentais importantes, visto que estas regiões possuem grande carência de incentivos, necessários, portanto, para a fixação da população, incentivo a agricultura familiar e diminuição do êxodo rural.
- ItemOtimização estrutural de pórticos planos metálicos via algoritmos genéticos.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Áleson Miranda Barreto; Pedro Cláudio dos Santos VieiraRESUMO No presente trabalho, é desenvolvida uma ferramenta computacional para otimização de pórticos planos de estruturas metálicas. Para isso, criou-se rotinas para armazenar os dados, realizar a análise estrutural, dimensionar e otimizar pórticos planos por meio de Algoritmos Genéticos. A rotina de análise estrutural foi desenvolvida pelo Método da Rigidez Direta, com cargas nodais combinadas, para determinar os deslocamentos e reações nodais, além dos esforços internos dos membros. Na rotina de dimensionamento estrutural, foi realizada a verificação de perfis de aço laminados do tipo W, para cada membro de um pórtico, quanto aos seus atendimentos à norma brasileira referente a projetos de estruturas em aço e estruturas mistas. A rotina de otimização encarregou-se de realizar a otimização dimensional de determinados pórticos, através da técnica da computação evolutiva: Algoritmos Genéticos. As seleções dos indivíduos durante as gerações dos Algoritmos Genéticos, foram realizadas pelo método da roleta e os cruzamentos dos indivíduos selecionados, pelo cruzamento de um ponto. Foram estudados três problemas de pórticos planos. O primeiro, com apenas 2 elementos, teve a finalidade de validar as rotinas criadas com a execução de 3 casos com diferentes parâmetros genéticos. Enquanto isso, os outros dois pórticos (um com 3 pavimentos e 2 vãos, somando 15 elementos, e o outro com 10 pavimentos e 1 vão, somando 30 elementos, os quais já foram estudados por outros autores da literatura) ocuparam-se de analisar a aplicação dos Algoritmos Genéticos em estruturas com diferentes graus de complexidade. Foi possível validar as rotinas de análise e dimensionamento comparando seus resultados com o software Ftool e com cálculos manuais, respectivamente. A otimização dos pórticos foi satisfatória, encontrando soluções mais leves em comparação a outros trabalhos já realizados na literatura. Identificou-se que, para o pórtico com maior complexidade, ou seja, com maior quantidade de elementos e, consequentemente, maior quantidade de soluções possíveis, se faz necessário a utilização de agrupamentos dos elementos, a fim de diminuir o espaço de busca e melhorar o desempenho do algoritmo.
- ItemBalanço hídrico da Bacia Hidrográfica do rio Branco – BA(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Tomás Becket Pereira dos Santos; Luís Gustavo Henriques do AmaralResumo : A disponibilidade hídrica é primordial para a qualidade de vida humana e para manutenção dos processos naturais do meio ambiente. Principal fonte hídrica da região Oeste da Bahia, a bacia do rio Grande possui grande potencial turístico e econômico para a região e tem como sua segunda maior sub-bacia a bacia hidrográfica do rio Branco. Imbuída nas áreas de expansão do agronegócio a bacia do rio Branco vem sofrendo intensas modificações no uso e ocupação do solo que podem causar alterações em seu regime hidrológico. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o regime hidrológico da bacia do rio Branco. Para tanto foi realizada a delimitação da bacia e sua caracterização fisiográfica, o tratamento e a análise dos dados de precipitação e vazão, a quantificação das variáveis anuais do balanço hídrico e a análise do comportamento hidrológico da bacia para o período compreendido entre os anos de 1977 a 2006. A bacia possui forma alongada, sendo pouco favorável a enchentes, apresenta rede de drenagem com cursos de 4º ordem, além de uma densidade de drenagem pobre. O relevo possui uma amplitude altimétrica de 469 m e declividades que variam de 0 a 88%, predominando a classe de 0 a 2% que classifica a bacia como de relevo plano. Observou-se uma redução de 16,1% da precipitação na bacia, e de 14,6% na evapotranspiração. Já o coeficiente de escoamento de longo prazo apresentou diminuição de 7,5%, enquanto o escoamento reduziu-se 23,2% no período analisado. Diante disso verifica-se que o decréscimo nas vazões da bacia do rio Branco sofre influência da redução nos totais precipitados e também do uso e ocupação do solo, devido à utilização de água para a irrigação.
- ItemDeterminação do fator de comercialização para a avaliação de imóveis do tipo galpão em Barreiras - BA.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Lucas Figueredo Moura de Oliveira; Marcus Lessandro Costa Delazzeri; Melquizedeck Ribeiro de SouzaResumo : Este trabalho objetiva a determinação do fator de comercialização para a avaliação de imóveis do tipo galpão em Barreiras – BA. Os galpões são imóveis pouco comercializados na cidade, de modo que os dados de mercado disponíveis tendem a ser insuficientes para realizar uma avaliação pelo método comparativo direto de dados de mercado. Para esse tipo de imóvel o método mais adequado é o evolutivo, no entanto para sua aplicação é necessário conhecer o fator de comercialização, fator este até então não determinado para o município de Barreiras. O procedimento para determinação do fator de comercialização foi dividido em quatro etapas, são elas: coleta de dados referentes a galpões e lotes, avaliação dos lotes onde os galpões estão construídos, quantificação dos custos de construção para reedição dos galpões e finalmente a determinação do fator de comercialização. Para a realização dos procedimentos de cálculos e apresentação dos resultados a tipologia galpão foi subdividida em galpões industriais e galpões comercias. Para os industriais foi obtido um fator de comercialização de 0,805, sendo assim observada a tendência de um valor de venda inferior ao custo de construção. Já para os galpões comerciais o fator de comercialização determinado é de 0,983, o intervalo de confiança determinado para essa tipologia contempla valores entre 0,907 e 1,059, impossibilitando conclusões quanto a sua tendência de possuir um valor de venda superior ou inferior ao seu custo de construção.