Engenharia Civil
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Engenharia Civil por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 74
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMobilidade Urbana : uma pesquisa qualitativa e quantitativa na Universidade Federal do Oeste da Bahia – Campus Reitor Edgard Santo(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2016) José Otávio Miranda dos Santos.; Natalia Assunção Brasil Silva.Resumo : Este trabalho tem como objeto de estudo o serviço de transporte público que atende ao campus Reitor Edgard Santos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), na cidade de Barreiras. Diante disto, a principal finalidade é caracterizar a demanda de passageiros, bem como determinar os aspectos importantes, na perspectiva dos usuários, inerentes à qualidade do serviço prestado. Metodologicamente, adotou-se duas etapas de pesquisa. Em um primeiro momento procedeu-se uma pesquisa Embarque/Desembarque, com o uso de senha, no interior do ônibus. Seguido de uma pesquisa de classificação e satisfação, com a utilização de questionário, nas dependências do campus. As informações obtidas ratificaram o campus universitário como polo gerador de viagens e qualificaram como regular os serviços oferecidos. Ademais, com base nos resultados da pesquisa de satisfação, foi identificado como principal aspecto negativo às características dos locais de parada e o principal aspecto positivo o comportamento dos operadores. Nesse contexto, apresentaram-se sugestões para melhoria da qualidade do sistema. Que em suma partem da necessidade de repensar o serviço de transporte público, levando em consideração os interesses de todos os atores envolvidos.
- ItemElementos de concreto contendo resíduos de construção e demolição (RCD) destinados à pavimentação(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Marcela Oliveira Xavier; Juarez Hoppe FilhoRESUMO A disposição inadequada dos resíduos de construção e demolição (RCD) geram grandes impactos ambientais e um alto custo sócio-econômico. Dessa forma, a reciclagem destes resíduos como agregados para produção de concretos se torna uma boa alternativa para redução dos efeitos colaterais causados pelo descarte inadequado, além de proporcionar diminuição da extração desordenada de recursos naturais. O trabalho analisou a influência que a incorporação de agregados reciclados de RCD exerce sobre a resistência à compressão e absorção de água de concreto para a fabricação de peças pré-moldadas destinadas à pavimentação. Os resíduos utilizados foram coletados em uma obra no centro da cidade de Barreiras e fragmentados manualmente de forma que se aproximassem da faixa granulométrica do agregado graúdo de referência (brita 01). Foram produzidos concretos com e sem incorporação de RCD, utilizando relação a/c igual a 0,40 e teor de substituição do agregado graúdo por agregado reciclado de 25%, em massa. Para realização dos ensaios foram moldados corpos de prova cilíndricos e peças pré-moldadas de concreto. A utilização destes resíduos em substituição parcial ao agregado graúdo natural no teor de 25% reduz a água livre de mistura no concreto e diminui o abatimento, sem prejudicar sua moldabilidade. Em relação à resistência à compressão dos concretos foi observada uma perda de resistência nas peças prémoldadas, com e sem incorporação de RCD, quando comparadas aos corpos de prova cilíndricos. No entanto, os corpos de prova cilíndricos e as peças para pavimentação apresentaram valores de resistência à compressão superiores a 35,0 MPa. A absorção de água nas peças pré-moldadas contendo RCD foi muito próxima a de referência, atendendo, dessa forma, a todos os requisitos estabelecidos pela ABNT NBR 9.781/2013 para condição de tráfego de pedestres, veículos leves e veículos comerciais de linha.
- ItemPesquisa com população de baixa renda e documento referencial sobre processo de regularização imobiliária no município de Barreiras - Bahia.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Matheus Valentim Cäsar; Natalia Assunção Brasil SilvaRESUMO Esse trabalho apresenta um estudo sobre a regularização imobiliária do município de Barreiras, Bahia. Tal estudo tem como objetivo obter a opinião de alguns proprietários de baixa renda em relação à regularização imobiliária, a visão da Secretária de Infraestrutura sobre o processo de regularização, incluindo os pontos relevantes para tal processo, além de desenvolver um documento com os processos e etapas necessárias para regularização de obras a serem executadas e para regularização de imóveis concluído. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário com a população de baixa renda selecionada do Projeto de Extensão do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Oeste da Bahia com título: “Regularização Imobiliária de Baixo Custo” e com o representante da Secretária de Infraestrutura da cidade de Barreiras, e foi realizada uma pesquisa nas leis municipais, e na Secretaria de Infraestrutura para identificar os itens necessários para realização da regularização. Tendo por fim, um levantamento das principais causas e motivos que levam a população de baixa renda a manter seu imóvel em estado irregular, juntamente com todas as instruções necessárias aos profissionais da área bem como a população local que deseja ter seu imóvel em situação regular.
- ItemArgamassa de cimento Portland com incorporação de aditivo plastificante polifuncional : influência no teor de areia incorporado, resistência à compressão e custo unitário(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Emanuella Correia Silva; Juarez Hoppe Filho
- ItemResíduo de cerâmica vermelha cominuído na composição de cimento Portland : efeitos na resistência à compressão axial e porosidade de argamassas(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Sarha Gusmão Souza; Juarez Hoppe FilhoRESUMO A incorporação de adições minerais na composição do cimento Portland é de suma importância, pois, além de diminuir o consumo de clínquer, aproveita os resíduos de outras atividades industriais, propiciando assim benefícios econômicos e ambientais. Nesse âmbito tem sido estimulado o aproveitamento dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD), uma vez que a construção civil é um segmento industrial que apresenta grandes taxas de geração de resíduo na sua cadeia produtiva. As adições minerais, por sua vez, trazem benefícios técnicos às propriedades das argamassas, tanto para propriedades no estado fresco quanto para o estado endurecido. A proposta desse trabalho é analisar os efeitos da substituição parcial de cimento Portland por Resíduo de Cerâmica Vermelha (RCV) cominuído, nos teores de 15 e 25% e nas relações água/aglomerantes iguais a 0,35; 0,45; 0,55 no que tange a consistência, a resistência à compressão axial e a porosidade das argamassas. Desta forma, os métodos utilizados no estudo visaram caracterizar microestruturalmente o RCV por meio da difratometria de raios – X (DRX), onde foi identificado um tênue halo amorfo, atribuindo assim reatividade com a cal; investigar a existência de atividade pozolânica do material pelo o ensaio de pozolanicidade para cimento pozolânico – Ensaio Fratini, classificando-o como não pozolânico; identificar os produtos hidratados formados a partir da pasta de hidróxido de cálcio p.a. + RCV por meio de DRX, onde foram observados o monocarboaluminato de cálcio hidratado e o C-S-H; e acompanhar a evolução da resistência à compressão axial e da porosidade até a idade de 56 dias, em argamassas misturadas com diferentes composições de material aglomerante (cimento + RCV) e diferentes relações água/aglomerante (cimento + RCV). A utilização de RCV na composição do aglomerante reduziu a resistência à compressão e aumentou a porosidade das argamassas.
- ItemEfeito de elevadas temperaturas na resistência à compressão e porosidade de argamassa de cimento Portland.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Juliana da Silva Araújo; Juarez Hoppe FilhoRESUMO A microestrutura do cimento Portland hidratado confere aos seus derivados (argamassa e concreto) boas características térmicas, entretanto, quando submetida à elevadas temperaturas, múltiplos processos passam a conduzir o comportamento da matriz hidratada. Com o objetivo de avaliar as alterações provocadas na resistência à compressão e porosidade da argamassa de cimento Portland, exposta a elevadas temperaturas, foram moldados corpos de prova (ø5 x 10 cm), com relação água/cimento 0,40. Aos 6 (seis) e 27 (vinte e sete) dias os corpos de prova foram aquecidos em mufla na faixa de temperaturas entre de 100 ºC e 600 ºC, durante 24 horas, até atingirem as idades de ensaio, 7 e 28 dias. Os resultados indicaram que há um gradual acréscimo na resistência à compressão até 200 ºC, sendo seguido de redução progressiva até aos 400 ºC, de tal forma que a resistência à compressão se equipara à observada na argamassa mantida sob temperatura ambiente. A ação de temperaturas superiores a 400 ºC tende a provocar a degradação significativa da microestrutura, com consequente redução na resistência à compressão e aumento da porosidade. Os resultados também evidenciaram que o grau de hidratação (maiores idades) influencia no comportamento da argamassa frente a ação térmica, ou seja, a argamassa com maior maturidade tende a ser mais resistente ao processo de degradação.
- ItemEstudo da aplicação da viga de concreto protendido no projeto do restaurante universitário da Universidade Federal do Oeste da Bahia em Barreiras - BA(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Érica Deai; Pedro Paulo Martins de CarvalhoRESUMO Com o objetivo de obter maiores vantagens técnicas e econômicas sob o ponto de vista estrutural, tem-se percebido cada vez mais a procura por métodos distintos ao concreto armado tradicional. Uma alternativa que pode proporcionar estes benefícios consiste no sistema de vigas protendidas. Em vista disso, o presente estudo tem o intuito de estabelecer um comparativo de custos entre o sistema em viga protendida e o método usual em concreto armado, onde também serão explicitadas, por meio de uma revisão bibliográfica, as características gerais de cada uma, bem como as vantagens e desvantagens resultantes da sua aplicação. Para tal comparação, foi analisado primeiramente o projeto do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), originalmente baseado em concreto armado convencional. Posteriormente, foi elaborada uma planilha para o dimensionamento da mesma viga em concreto protendido e uma planilha orçamentária. Além disso, as composições de custos unitários dos serviços tiveram como suporte as planilhas do SINAPI e o levantamento de preços dos insumos foi realizado através de bases de dados reconhecidas. Por fim, foi estabelecida uma comparação final de custos, a qual a viga em concreto protendido apresentou uma economia de aproximadamente 24% em relação à de concreto armado e, consequentemente, menor dispêndio de materiais.
- ItemAvaliação da resistência à compressão e porosidade de argamassa com substituição parcial de cimento Portland por resíduos de cerâmica vermelha.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Lorena Rocha Santana; Juarez Hoppe Filho
- ItemAvaliação do Desempenho Térmico de Parede de Alvenaria com Revestimento Cerâmico e Argamassado(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Thábata Betânia Oliveira de Carvalho; Elier Pavón de La FéRESUMO Na área da construção civil tem sido muito comum projetistas conciliarem o clima regional e local com o projeto arquitetônico, visando reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida dos usuários. Baseado neste contexto, a escolha ideal dos fechamentos das edificações, bem como o seu comportamento térmico, a orientação solar e os materiais que compõem tais fechamentos, tem sido fundamentais aos projetistas em busca de estratégias que beneficiem as construções e que venham a garantir conforto térmico aos usuários. Nesta ótica, o propósito do presente trabalho é avaliar o desempenho térmico de parede de alvenaria com revestimento cerâmico e argamassado para o município de Barreiras, o qual está situada na zona bioclimática 7, por meio de estudo teórico e estudo experimental. O estudo teórico consiste em determinar os parâmetros de desempenho térmico, verificando se os resultados destes parâmetros estão de acordo com as diretrizes construtivas para a zona bioclimática 7 presentes nas normas NBR 15220 (2003) – Desempenho Térmico e NBR 15575 (2013) – Desempenho de Edificações Habitacionais. No estudo experimental mensurou-se as temperaturas ambiente externa, ambiente interna, de superfícies interna e externa da parede de alvenaria com revestimento cerâmico e argamassado durante 4 dias, para as orientações norte e sul. A partir dos dados coletados no experimento, analisou-se o comportamento dos gradientes de temperatura e a temperatura interna para verificar quais horários são mais propícios para garantir o conforto térmico. Como conclusão, observou-se que, a orientação solar interfere no desempenho térmico da edificação além dos materiais que constituem a parede de alvenaria.
- ItemObtenção de volumes ótimos de estruturas sujeitas a carga axial de compressão utilizando algoritmos genéticos.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Lucas Ribeiro dos Santos; Pedro Cláudio dos Santos VieiraRESUMO Todo e qualquer elemento de uma edificação que trabalhe transferindo ou recebendo cargas de solicitação pode ser considerado como elemento estrutural. Os elementos estruturais mais comumente empregados em obras de engenharia são as fundações, os pilares, as vigas e as lajes. Destes, os pilares podem ser considerados como um dos elementos de maior relevância nas obras de construção, pois eles serão responsáveis por dar suporte à construção dos andares superiores, no caso de edifícios com mais de um pavimento, ou à construção da estrutura de telhados e/ou lajes no caso de edificações simples de um pavimento. Em geral podem ser construídos in loco, através do uso de concreto armado (concreto + aço), ou podem ser montados, por meio de estruturas pré-moldadas de concreto armado, estruturas de aço e/ou estruturas de madeira. Existem diversas técnicas que podem ser empregadas para o cálculo e dimensionamento de estruturas do tipo pilar, uma delas é através do uso de modelos empregando algoritmos genéticos. Estes modelos trabalham com a busca de soluções ótimas que possam gerar resultados dimensionais mais econômicos e satisfatórios, buscando obter configurações estruturais mais precisas e seguras. Este trabalho tem como objetivo criar um modelo computacional, baseado em algoritmos genéticos, para realizar a otimização de estruturas do tipo pilar e obter volumes mais econômicos do ponto de vista da engenharia. Os resultados obtidos revelam que o modelo computacional cumpre com os critérios de busca estabelecidos, respeitando as avaliações quanto à segurança impostas pela NBR 6118/2014 e sempre buscando encontrar soluções que possibilitem obter melhores lucros.
- ItemMedida compensatória em uma microbacia urbana da cidade de Barreiras.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Jader Luiz dos Santos de Souza; Samara Fernanda SilvaRESUMO A partir do intenso processo de urbanização que se iniciou na década de 1970 e, de forma cada vez mais crescente, atinge atualmente as cidades brasileiras, se tem como consequência a impermeabilização do solo, bem como seu mal uso. As ações voltadas para o manejo e drenagem urbana são conduzidas de forma insatisfatória e ineficaz pelo poder público. Como consequência, as inundações urbanas se tornam cada vez mais presentes, principalmente para as populações ribeirinhas. Visando uma solução alternativa ao sistema convencional de drenagem urbana, esse trabalho tem como objetivo avaliar poços de infiltração como medida compensatória. Assim, procedeu-se Ao dimensionamento desses para duas localidades distintas de uma microbacia urbana da cidade de Barreiras - BA. Para tal análise, foram escolhidas chuvas intensas com durações de 10, 20, 30, 40, 50, 60, 120, 180, 240, 360, 720, 1440 minutos com tempo de retorno 20 anos por apresentar um cenário mais crítico. Para as condições de pré-dimensionamento foram dimensionados dois poços de infiltração que se mostraram eficientes para as dimensões adotadas, gerando aproximadamente um total de 45 a 53 m³ de volume de armazenamento para uma área de 500 m² de contribuição para cada poço.
- ItemAvaliação objetiva e estrutural de pavimento com base em ensaios de penetrômetro dinâmico de cone (DCP) – aplicado ao trecho do anel viário de Barreiras(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Vanessa Gabriele Penha Vilas Boas; Vinícius de Oliveira KühnRESUMO Estudos realizados pela Confederação Nacional de Transportes aponta que 48,3% da malha rodoviária brasileira apresentam problemas relacionados às condições do pavimento. A principal causa apontada para esses problemas é o não atendimento às exigências técnicas tanto da capacidade de suporte das camadas do pavimento como da qualidade dos materiais empregados no revestimento. Com isso surge a necessidade de métodos práticos de avaliação tanto para controle de execução quanto para avaliação de pavimentos existentes. Com isso este trabalho propôs a avaliação de um segmento de uma rodovia, o contorno viário de Barreiras/BA, situado na BR 242, com o objetivo de realizar análises estruturais e funcionais através do Penetrômetro Dinâmico de Cone (DCP) associado ao método de avaliação objetiva preconizada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e transportes). Para facilitar a análise dos dados, o segmento foi dividido em dois trechos, visto que parte do pavimento foi construído recentemente e a outra parte refere-se a uma área pavimentada há vários anos atrás (trecho que dá acesso à BA 447). Foram realizadas coletas de amostras deformadas dos materiais usados na estrutura do pavimento, para realização dos ensaios de caracterização, que classificou o solo como granular com predominância de pedregulhos, e então feitos os ensaios de compactação, Índice de Suporte Califórnia (ISC), e DCP em laboratório visando propor um modelo que relacione o ISC com o índice de penetração (DN). Para a análise estrutural, foram realizados ensaios de DCP em campo para determinação da resistência à penetração e avaliação estratigráfica da estrutura. Como resultado dos ensaios de DCP em campo associado à correlação obtida em laboratório, observou-se que as capacidades resistentes das camadas ao longo do trecho estavam em geral dentro das faixas limites estabelecidas pelo DNIT. Os perfis estratigráficos obtidos não mostraram uniformidade nas espessuras das camadas de base e sub-base, estando em grande parte com espessuras menores que o projetado. A avaliação objetiva gerou um conceito regular para o estado do pavimento no trecho 01 (construído recentemente) e conceito ruim para o trecho 02 (pavimento antigo).
- ItemEstabilização de um solo da cidade de Barreiras-BA com adição de cal para fins rodoviários.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Nivaldo Rosa Sodré de Oliveira Júnior; Vinícius de Oliveira KühnRESUMO O presente trabalho, apresenta os resultados, para fins rodoviários, de um estudo laboratorial de uma amostra de solo coletada no bairro São Pedro em Barreiras – BA, estabilizado com cal hidratada do tipo CH – III. O estudo inclui a caracterização do solo, onde foram feitos a análise granulométrica, índices de Atterberg, massa específica dos grãos, compactação, além da determinação da expansão das amostras de solo e misturas solo-cal, e determinação de parâmetros mecânicos (C.B.R e resistência a compressão simples) que são cruciais para a definição do sucesso ou não da estabilização. Avaliou-se a expansão e C.B.R. do solo natural e misturas de solo com adições de cal nos teores de 2%, 3%, 4% e 5%, com o objetivo de verificar se os mesmos adquiriram propriedades que atendessem as exigências do DNIT para aplicálos em camadas de pavimento. Foi verificado que o teor de 3% de cal alcançou os melhores resultados e que teores superiores a 3%, diminuíam os valores de capacidade de suporte. Estudou-se também, a influência do teor de 3% de cal nos períodos de cura de 1, 4 e 28 dias, nas resistências a compressão simples, onde as amostras foram submetidas a condições de cura com e sem imersão. Observou-se que os valores de resistência a compressão aumentaram a medida em que se elevava o período de cura, sendo que os corpos de prova da condição não saturada, superaram os valores de resistência a compressão, em relação aos que ficaram submersos. De uma forma geral, as misturas solo-cal estudadas não apresentaram comportamentos aceitáveis para a utilização em camadas de base de pavimento, embora, se mostrem indicáveis para a utilização em sub-base, especialmente para regiões carentes de materiais granulares.
- ItemEstudo comparativo dos métodos construtivos de barragens de rejeitos sob o ponto de vista geotécnico(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Otávio de Sousa Mota; Vinícius de Oliveira KuhnRESUMO O rompimento da barragem de rejeito de Fundão em 2015, no município de MarianaMG, liberou mais de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos, deixou 19 pessoas mortas, causou destruição da vegetação e poluiu a bacia do Rio Doce. Esse desastre alertou a sociedade brasileira mostrando a importância do monitoramento e estudos sobre esse tipo de barragem, já que eles dão segurança e proteção fazendo com que esses desastres sejam evitados. Com finalidade de auxiliar nas pesquisas sobre barragens de rejeito, neste trabalho foi feito um estudo comparativo envolvendo dois dos seus métodos construtivos, método de montante e método de jusante, sob o ponto de vista geotécnico. Foram realizadas análises de percolação, tensão-deformação e de estabilidade de taludes de uma barragem com arranjos e parâmetros geotécnicos já conhecidos e com o auxílio do pacote Geostudio 2012 foi possível obter o resultados dessas análises. Com os resultados do Geostudio, nas análises de percolação, os valores de vazões e velocidades para os dois métodos construtivos foram parecidos, portanto optou-se por verificar possíveis ocorrências de piping e de areia movediça do corpo da barragem, resultando em condições favoráveis à ocorrência de piping e desfavoráveis ao estado de areia movediça. Nas análises de tensão-deformação avaliou-se os recalques em cada fase de alteamento, os resultados mostraram que os recalques máximos no método de jusante foram superiores ao de montante, porém foi observado que os recalques aconteceram em locais distintos. Nas análises de estabilidade de taludes foram obtidos os fatores de segurança e comparados seus valores no método de montante e jusante. Os fatores de segurança no talude de montante da barragem resultaram em valores altos nos dois métodos construtivos, resultando assim numa boa estabilidade em ambos os métodos. Já no nos taludes de jusante, o método de montante apresentou taludes com melhor estabilidade do que o método construtivo de jusante.
- ItemLevantamento das condições de rodovias do Oeste da Bahia : avaliação da superfície do pavimento da BA-447(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Rafael Malheiro Santos; Vinicius de Oliveira KuhnRESUMO Este trabalho tem como objetivo o levantamento da condição das rodovias da região Oeste da Bahia, através de pesquisa bibliográfica, e para a rodovia BA – 447 realizar estudo mais detalhado através de dois métodos de avaliação proposto pelo DNIT. Inicialmente foram reunida as informações encontradas para as rodovias da região, levando-se em consideração o Relatório Gerencial 2016 realizada pela CNT e estudos do extinto DERBA, trazendo essas informações através de tabelas que correlacionaram a pesquisa e os relatórios para cada Residência de Manutenção, isso para a parcela de rodovias que possuíam algum tipo de estudo. Os métodos para avaliação da BA – 447 são estabelecidos pelas Normas DNIT 006/2003 para a Avaliação Objetiva, e a Norma DNIT 008/2003 para o Levantamento Visual Contínuo, ambos com intuito de avaliar o índice de degradação da superfície do pavimento. Foi então determinado no levantamento que para ambos métodos a divisão da rodovia se daria da mesma forma. Como as normas citadas são para avaliação da superfície do pavimento, foi realizada também uma avaliação das condições dos elementos da via. Foi possível então constatar que a BA – 447 possui 89% do pavimento classificado em Regular, Ruim e Péssimo para o LVC, e para a avaliação objetiva esse valor sobe para 97%. Dessa forma o estudo retrata que a BA - 447 se trata de uma rodovia com a sua funcionalidade afetada, o que está de acordo com resultado que se tem para as rodovias do estado que é basicamente classificados em Regular. Com a avaliação de outros elementos como drenagem, acostamento, sinalização e geometria da rodovia, é possível afirmar que devido principalmente ao fato da construção ter ocorrido a mais de 20 anos a rodovia possui inúmeros problemas, sendo estes capazes de afetar a sua funcionalidade de forma até mais severa do que avaliando-se a superfície do pavimento.
- ItemEstudo de viabilidade para utilização de RCD em base ou sub-base de pavimentos.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Leide Herllane Ferreira do Nascimento; Vinícius de Oliveira Kühn.RESUMO A presente pesquisa objetiva avaliar a aplicação de agregados reciclados nas camadas de base e sub-base de pavimentos na cidade de Barreiras- BA realizando análise de um solo típico da região, do agregado reciclado e da mistura contendo 50% de cada material. Para a análise foram realizados ensaios laboratoriais para determinação de suas propriedades, os quais pudessem comprovar sua aplicabilidade em obras rodoviárias. Considerando os efeitos de quebra ocorridos sobre o solo e Resíduos de Construção e Demolição (RCD) realizou-se ainda análise de quebra do material aplicando-se ensaios de granulometria após compactação e California Bearing Ratio (CBR) e ensaios de compressão unidimensional, neste último sendo analisados apenas os grãos retidos na peneira 2,00mm e passante na 4,75mm do solo e RCD. Os resultados indicaram o RCD como redutores de plasticidade e de expansão, visto que os resultados obtidos na mistura foram inferiores aos valores do solo. Os valores de CBR obtidos indicaram que todos os materiais empregados na pesquisa são aptos para aplicação em reforço do subleito e subbases de pavimentos com baixo volume de tráfego, sendo que os materiais contendo RCD são aptos também para aplicação nas camadas de base de pavimentos visto que obtiveram CBR superior a 60%. Observou-se que a aplicação de RCD ao solo causou uma melhora de suas qualidades aumentando sua capacidade de suporte. Com a análise de quebra notou-se que ela está associada ao teor de umidade empregado durante os ensaios, e também ao tipo de grãos, visto que a quebra se mostrou mais intensa para os materiais contendo agregados reciclados. Os ensaios de compressão unidimensional indicou menor resistência dos agregados reciclados em relação ao solo. Com os resultados obtidos na pesquisa podemos considerar a viabilidade técnica de aplicação do RCD em obras de pavimentação de baixo volume de tráfego.
- ItemAnálise comparativa da resistência à compressão de prova cilíndricos e peças pré-moldadas de concreto para pavimentação(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Michael de Lima Pedrosa; Juarez Hoppe FilhoRESUMO No trabalho de Xavier (2017), foi identificado que a resistência à compressão das peças pré-moldadas destinadas à pavimentação tiveram resultado inferior à dos corpos de prova cilíndricos para as mesmas relações água/cimento. Assim, despertou interesse em obter mais informações sobre esse comportamento, visando os efeitos das relações, altura/diâmetro e os diferentes formatos dos corpos de prova. Nesse trabalho, foi feita uma analise comparativa, da resistência à compressão entre as peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação e corpos de prova cilíndricos. Foram produzidos concretos, utilizando as relações água/cimento (a/c) iguais a 0,40, 0,50 e 0,60. Para realização dos ensaios foram moldados corpos de prova cilíndricos com relação altura/diâmetro (h/d) = 2,0 que, posteriormente foram cortadas para atingirem relação h/d = 1,0 e peças pré-moldadas de concreto. Em relação à resistência à compressão dos concretos foi observada uma perda de resistência nas peças pré-moldadas, quando comparadas aos corpos de prova cilíndricos, iguais foram identificados no trabalho de Xavier (2017). No entanto, os corpos de prova cilíndricos e as peças para pavimentação apresentaram valores de resistência à compressão superiores a 35,0 MPa, para algumas relações (a/c). Dessa forma, atingindo alguns dos requisitos estabelecidos pela NBR 9.781 – 2013 para condição de tráfego de pedestres, veículos leves e veículos comerciais de linha.
- ItemEstudo dos solos arenosos finos lateríticos para bases de pavimentos econômicos aplicando a metodologia MCT(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Maria Clara Paiva; Oisy Hernández Menéndez
- ItemAvaliação de durabilidade de concreto armado de ponte sobre o rio Grande, na BR-242, no município de Barreiras-BA por métodos de ensaio não destrutivos.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Dayane Gomes de Vasconcelos; Juarez Hoppe Filho; Elier Pavón de la FéResumo : O objetivo deste estudo foi analisar a durabilidade do concreto armado de ponte sobre o Rio Grande, construída na década de 1960 pelo DNER, situada na BR-242, no perímetro urbano do município de Barreiras, Bahia. A inspeção parcial da estrutura foi realizada de forma visual e por meio de esclerometria, carbonatação e potencial de corrosão, sendo estes ensaios não destrutivos. O concreto dos elementos com mesma função estrutural apresentou homogeneidade de resistência à compressão estimada por esclerometria. O ensaio de carbonatação indicou que houve redução do pH até a armadura, indicando a despassivação das barras de aço. Um único ponto inspecionado apresentou região com reserva alcalina, representada pelo hidróxido de cálcio (portlandita), o que significa passivação da armadura. O ensaio de potencial de corrosão, em maior parte dos pontos analisados, representou probabilidade de corrosão intermediária, na iminência de se tornar alta, com predominância de potencial de corrosão na faixa de -200 a -256 mV. Os resultados gerados a partir de inspeção, indicam que, a ponte em estudo, necessita de reparos nos elementos verificados, em conjunto com novas inspeções de caráter específico, a fim de restabelecer a vida útil de serviço do sistema e, consequentemente, conferir adequada durabilidade ao concreto.
- ItemAnálise de Estabilidade Global e Modos de vibração de Estrutura de Torre Estaiada com variações na Concepção Estrutural.(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2017) Tamires Pereira Góes; Pedro Claudio Santos Vieira; Kuelson Randello Dantas Maciel