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Navegando Engenharia Civil por Assunto "Avaliação Objetiva"
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- ItemLevantamento das condições de rodovias do Oeste da Bahia : avaliação da superfície do pavimento da BA-447(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Rafael Malheiro Santos; Vinicius de Oliveira KuhnRESUMO Este trabalho tem como objetivo o levantamento da condição das rodovias da região Oeste da Bahia, através de pesquisa bibliográfica, e para a rodovia BA – 447 realizar estudo mais detalhado através de dois métodos de avaliação proposto pelo DNIT. Inicialmente foram reunida as informações encontradas para as rodovias da região, levando-se em consideração o Relatório Gerencial 2016 realizada pela CNT e estudos do extinto DERBA, trazendo essas informações através de tabelas que correlacionaram a pesquisa e os relatórios para cada Residência de Manutenção, isso para a parcela de rodovias que possuíam algum tipo de estudo. Os métodos para avaliação da BA – 447 são estabelecidos pelas Normas DNIT 006/2003 para a Avaliação Objetiva, e a Norma DNIT 008/2003 para o Levantamento Visual Contínuo, ambos com intuito de avaliar o índice de degradação da superfície do pavimento. Foi então determinado no levantamento que para ambos métodos a divisão da rodovia se daria da mesma forma. Como as normas citadas são para avaliação da superfície do pavimento, foi realizada também uma avaliação das condições dos elementos da via. Foi possível então constatar que a BA – 447 possui 89% do pavimento classificado em Regular, Ruim e Péssimo para o LVC, e para a avaliação objetiva esse valor sobe para 97%. Dessa forma o estudo retrata que a BA - 447 se trata de uma rodovia com a sua funcionalidade afetada, o que está de acordo com resultado que se tem para as rodovias do estado que é basicamente classificados em Regular. Com a avaliação de outros elementos como drenagem, acostamento, sinalização e geometria da rodovia, é possível afirmar que devido principalmente ao fato da construção ter ocorrido a mais de 20 anos a rodovia possui inúmeros problemas, sendo estes capazes de afetar a sua funcionalidade de forma até mais severa do que avaliando-se a superfície do pavimento.