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Navegando Engenharia Civil por Assunto "Avaliação estrutural"
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- ItemAvaliação objetiva e estrutural de pavimento com base em ensaios de penetrômetro dinâmico de cone (DCP) – aplicado ao trecho do anel viário de Barreiras(Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Vanessa Gabriele Penha Vilas Boas; Vinícius de Oliveira KühnRESUMO Estudos realizados pela Confederação Nacional de Transportes aponta que 48,3% da malha rodoviária brasileira apresentam problemas relacionados às condições do pavimento. A principal causa apontada para esses problemas é o não atendimento às exigências técnicas tanto da capacidade de suporte das camadas do pavimento como da qualidade dos materiais empregados no revestimento. Com isso surge a necessidade de métodos práticos de avaliação tanto para controle de execução quanto para avaliação de pavimentos existentes. Com isso este trabalho propôs a avaliação de um segmento de uma rodovia, o contorno viário de Barreiras/BA, situado na BR 242, com o objetivo de realizar análises estruturais e funcionais através do Penetrômetro Dinâmico de Cone (DCP) associado ao método de avaliação objetiva preconizada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e transportes). Para facilitar a análise dos dados, o segmento foi dividido em dois trechos, visto que parte do pavimento foi construído recentemente e a outra parte refere-se a uma área pavimentada há vários anos atrás (trecho que dá acesso à BA 447). Foram realizadas coletas de amostras deformadas dos materiais usados na estrutura do pavimento, para realização dos ensaios de caracterização, que classificou o solo como granular com predominância de pedregulhos, e então feitos os ensaios de compactação, Índice de Suporte Califórnia (ISC), e DCP em laboratório visando propor um modelo que relacione o ISC com o índice de penetração (DN). Para a análise estrutural, foram realizados ensaios de DCP em campo para determinação da resistência à penetração e avaliação estratigráfica da estrutura. Como resultado dos ensaios de DCP em campo associado à correlação obtida em laboratório, observou-se que as capacidades resistentes das camadas ao longo do trecho estavam em geral dentro das faixas limites estabelecidas pelo DNIT. Os perfis estratigráficos obtidos não mostraram uniformidade nas espessuras das camadas de base e sub-base, estando em grande parte com espessuras menores que o projetado. A avaliação objetiva gerou um conceito regular para o estado do pavimento no trecho 01 (construído recentemente) e conceito ruim para o trecho 02 (pavimento antigo).