Engenharia de Produção
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Engenharia de Produção por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 38
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA evidenciação da responsabilidade social corporativa: estudo de caso numa indústria do oeste baiano(2022) Deburah Kristinna Arcanja da Silva; Adriano David Monteiro de BarrosAs empresas privadas, que não são apenas unidades de produção ou serviços, têm um novo papel social. São agentes sociais ativos e transformadores, que assumem responsabilidades sociais. Tratase, pois, da cidadania corporativa, ou seja, as empresas relacionam-se e engajam-se com toda a sociedade, através de parceiros, clientes, funcionários e até parceria com o governo. Do ponto de vista teórico, o presente estudo apresenta como eixo central o conceito de cidadania corporativa, que envolve os modos como as instituições se relacionam com a sociedade (MAIGNAN; FERRELL, 2001) e o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), que implica um comportamento ético e transparente (ASHLEY, 2005). Realizou-se um estudo de caso, com uma abordagem descritiva, numa indústria do oeste baiano. Deste modo, conclui-se que, tomando como base o “Relatório de compromissos 2019” e o documento relativo à “Política de nãodesflorestamento”, que a empresa adota uma posição segundo a qual a sustentabilidade é tida como caminho para garantir a prosperidade com responsabilidade. Por fim, através da pesquisa, foi possível identificar a importância do Balanço Social como ferramenta de desenvolvimento organizacional.
- ItemAnálise da percepção da inovação entre estudantes de engenharia: um estudo de caso na Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB(2025) Laislla Micaelle Gomes Torquato da Silva; Armando Dias DuarteEste trabalho teve como objetivo analisar a percepção da inovação entre estudantes de engenharia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), considerando o contexto da formação profissional frente às exigências da Indústria 4.0. A pesquisa utilizou um questionário estruturado em escala de Likert e obteve alta confiabilidade (alfa de Cronbach = 0,8175). Os resultados mostraram que os(as) discentes reconhecem a importância da inovação, mas enfrentam dificuldades para compreendê-la em profundidade e aplicá-la no cotidiano acadêmico. A análise das médias revelou pontos fortes, como valorização da inovação e reconhecimento de sua importância no currículo, mas também fragilidades, como baixa percepção de infraestrutura institucional e desconhecimento prático. A correlação de Spearman indicou associações significativas entre criatividade, incentivo docente e autoconfiança discente. Conclui-se que há necessidade de ações integradas entre currículo, formação docente e estrutura institucional para consolidar a cultura da inovação na educação em engenharia.
- ItemAnálise das causas raiz, implementação e aplicação de um plano de ação para melhoria da qualidade do serviço por meio de uma abordagem estruturada: um estudo de caso(2025) Lucas Oliveira Baptista; Armando Dias Duarte.A proposta central deste estudo foi identificar as causas raiz que impactavam negativamente o Nível de Serviço de Atendimento (NSA) em uma empresa de análises clínicas e imagens e propor soluções sustentáveis com base na aplicação integrada da metodologia Lean Seis Sigma (LSS), por meio do ciclo DMAIC. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa e quantitativa, com base na análise de dados reais ao longo de 24 meses. Após a identificação e análise das causas raiz, foram priorizadas onze soluções com base em critérios técnicos e operacionais, as quais foram implementadas conforme planejamento detalhado com a ferramenta 5W2H. Como resultado, dois laboratórios priorizados apresentaram melhorias significativas no desempenho, com destaque para o Laboratório 3, que alcançou uma média de 81,5% no NSA. A performance estadual, composta por cinco laboratórios, evoluiu de uma média de 66,6% para 83,39%, superando a proposta estabelecida de 78,3%. Essa melhoria gerou um retorno financeiro estimado de aproximadamente R$378.556,80 por ano, evidenciando a eficácia da aplicação da metodologia na melhoria da lucratividade e da qualidade dos serviços. Além dos ganhos quantitativos, o trabalho contribuiu para a padronização de processos, eficiência operacional, agilidade no processo, engajamento das equipes e estruturação de estratégias de controle, como gestão visual, auditorias periódicas e padronização de etapas críticas no atendimento. Os resultados obtidos confirmam que a integração entre as metodologias é uma abordagem eficaz para promover excelência operacional e alcançar resultados sustentáveis em ambientes de prestação de serviços.
- ItemAnálise de choques e sincronização em preços futuros de commodities agrícolas(2025) Vitor Miranda Souza; Pedro Dias PintoEste trabalho propõe uma abordagem integrada para a análise de choques, ciclos e sincronização em séries temporais de preços futuros de commodities agrícolas (soja e derivados, milho e algodão), articulando duas etapas metodológicas complementares. Na primeira, aplicam-se técnicas de decomposição empírica em modos (EMD) e suas variações para extrair Funções de Modos Intrínsecos (IMFs) e, em seguida, avaliá-las por meio do espectro de Hilbert–Huang (HHT), cuja métrica de separação de frequências demonstrou a superioridade do Mask Sift em reduzir sobreposições. Na segunda etapa, as protofases instantâneas são então obtidas a partir das IMFs e corrigidas para continuidade e distribuição uniforme, obtendo as fases invariantes, adequadas à modelagem oscilatória. Utiliza-se a inferência bayesiana dinâmica para estimar, ao longo do tempo, as frequências naturais e os termos de acoplamento das equações de fase; por fim, calcula-se o parâmetro de ordem do modelo de Kuramoto para quantificar o grau de sincronização entre os ativos. Os resultados evidenciam que o Mask Sift se destaca ao identificar ciclos trimestrais, semestrais e anuais, com menor sobreposição de frequências, permitindo desagregar respostas do mercado a choques pontuais (como crises econômicas, secas e a pandemia de COVID-19) e a eventos estruturais. Choques agudos impactam principalmente escalas trimestrais, enquanto crises de maior duração afetam as escalas anuais. A inferência bayesiana dinâmica revelou que o uso de janelas de curto prazo mostrou que os preços de soja em grão, óleo de soja e farelo de soja apresentam oscilações transitórias e interações dinâmicas, particularmente em horizontes trimestrais a semestrais. Em contraste, janelas longas reduziram a resolução temporal, evidenciando atrasos na resposta do modelo, mas revelam movimentos estruturais de longo prazo em que cada commodity oscila de forma quase independente.
- ItemAnálise de conformidade da aplicação do PPRA: um estudo de caso em uma fazenda do oeste da Bahia(2023-12-12) Kadma Alves da Silva Lopes; Bulhões, Mário dos SantosO Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) tem sido utilizado como ferramenta da Higiene e Segurança do Trabalho, para a análise, controle e implementação de medidas que focam na diminuição do número de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente laboral. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar se a implementação do PPRA em uma Fazenda está em concordância com a própria Norma Regulamentadora – NR 09. A metodologia utilizada foi distribuída em três etapas, sendo estas: Revisão da literatura, pesquisa de campo e análise dos resultados. O método de abordagem utilizado foi o estudo de caso. A pesquisa de campo resumiu-se em aplicação de formulário junto aos funcionários efetivos e terceirizados, análise documental nos PPRA’s dos anos de 2020 e 2021 através de checklist. Assim, após os dados serem coletados, foram organizados em planilhas, gerando gráficos e tabelas para posterior discussão.
- ItemAnálise de desempenho econômico-financeiro da companhia de bebidas Ambev S.A.(2022) Gabriela Sortica Dalcin; Lana Viviane Linhares da Costa SilvaA avaliação de desempenho organizacional possui grande relevância para as empresas, já que, está relacionada a sua sobrevivência. Os indicadores de desempenho econômico-financeiro, fornecem informações a título de análises e comparações, a fim de, auxiliar na tomada de decisões, expansão de atividades, corrigir fraquezas e maximizar seus pontos fortes, bem como, agregar valor à organização. A Ambev S.A, possui consolidação de mercado, e é a maior companhia de bebidas do mundo. Assim, foram analisadas, por meio de indicadores de desempenho econômico-financeiros, as demonstrações contábeis e balanços patrimoniais fornecidos pela companhia, de maneira a compreender e explorar sua situação ao longo de 5 anos, entre 2016 a 2020. Utilizou-se indicadores de liquidez, endividamento, rentabilidade, atividade, EBITDA e Fleuriet para compor as análises. De modo geral, a companhia obteve resultados favoráveis, apresentando bons fundamentos e foco em melhorias, evoluindo ano após ano.
- ItemAnálise de fatores para a implementação de um modelo de simbiose industrial no oeste da Bahia: uma análise multicritério através do método PROMETHEE(2025) Tarcísio da Cunha Nogueira; Adriano David Monteiro de Barros.A Simbiose Industrial (SI) é uma estratégia baseada na colaboração entre empresas para a troca de resíduos, subprodutos, energia e informações, promovendo um modelo mais sustentável de produção e consumo. Na região oeste da Bahia, a viabilidade da implementação da SI ainda é pouco explorada, sendo necessário compreender quais fatores atuam como facilitadores e quais representam barreiras para sua adoção. Este estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a implementação da SI na região, utilizando o método de sobre classificação PROMETHEE II para avaliar criticamente os diferentes aspectos envolvidos no processo. Os resultados revelaram que os principais facilitadores da SI na região são os fatores tecnológicos, como infraestrutura e mão de obra qualificada, e os fatores políticos, incluindo legislações e normas técnicas que incentivam a gestão de resíduos. No entanto, barreiras informacionais e econômicas foram identificadas como os maiores desafios para a consolidação desse modelo. A falta de comunicação entre empresas, a desconfiança no compartilhamento de informações e a baixa participação de universidades e centros de pesquisa dificultam o estabelecimento de conexões e sinergias produtivas. Além disso, muitas empresas não percebem benefícios financeiros na adoção da SI, o que reforça a necessidade de incentivos governamentais, como subsídios e benefícios fiscais, para estimular essa prática. O estudo também destaca que cooperativas, associações e universidades podem desempenhar um papel essencial na superação das barreiras informacionais, atuando como intermediárias para facilitar a troca de conhecimento e promover parcerias estratégicas. Com base nesses resultados, sugere-se que pesquisas futuras aprofundem a análise sobre os fluxos de materiais e resíduos na região, identifiquem os principais desafios enfrentados pelas instituições acadêmicas na colaboração com o setor produtivo e explorem maneiras de utilizar os fatores facilitadores para mitigar as barreiras existentes. Além disso, destaca-se a importância da regulação de resíduos perigosos, que pode representar tanto um desafio quanto uma oportunidade para a estruturação da SI. Dessa forma, este estudo contribui para a ampliação do conhecimento sobre a viabilidade da implementação de um modelo de Simbiose Industrial no oeste da Bahia e reforça a necessidade de estratégias integradas entre governo, setor produtivo e acadêmicas para a consolidação desse modelo sustentável.
- ItemAnálise do potencial de práticas de simbiose industrial em fazendas: um estudo de caso(2025) Jamerson Rodrigues Santos; Adriano David Monteiro de Barros.O setor agrícola desempenha um papel crucial diante de desafios globais como o crescimento populacional, a segurança alimentar, as mudanças climáticas e a escassez de recursos, fatores essenciais para a sustentabilidade. Nesse contexto, mecanismos como a Simbiose Industrial emergem como estratégias significativas para a transição em direção à Economia Circular. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial de práticas de simbiose industrial em fazendas voltadas para a produção agrícola, identificando as barreiras e os impulsionadores para sua implementação. A pesquisa é caracterizada como descritiva, delimitada por meio de um estudo de caso baseado na coleta de dados qualitativos. A metodologia utilizada baseou-se na adaptação de uma ferramenta sequencial para análise de potencial, composta por três módulos: Identificação da Empresa (Módulo A), Avaliação do Estado Atual (Módulo B) e Potencial de Implementação (Módulo C). Essa ferramenta foi ampliada para incluir observações participantes e a aplicação de questionários que abordam a configuração atual da fazenda e novo cenário. Os resultados revelaram um bom nível de maturidade e potencial de simbiose industrial na fazenda. Foi possível identificar sinergias tanto entre processos internos quanto com empresas da região e de outros estados. As principais barreiras internas são relacionadas a falta de confiança em possíveis parceiros e problemas logísticos. Contatou-se que a logística é uma barreira extremamente desafiadora, especialmente no manejo de resíduos de baixo valor agregado. No entanto, a Simbiose Industrial não está necessariamente restrita à proximidade geográfica. Um exemplo disso é o caroço de algodão, um subproduto de alto valor, e os resíduos recicláveis, que são direcionados a empresas especializadas localizadas em mercados distantes. No ambiente externo, foram observadas limitações como a ausência de fundos de incentivo, fiscalização eficiente e intermediários, além da falta de interesse de outras fazendas locais. Apesar disso, a fazenda estudada demonstrou elevado grau de conhecimento, comprometimento e investimentos voltados à implementação de práticas alinhadas à Economia Circular, impulsionados por sua cultura organizacional, reputação no mercado, políticas de compliance e busca por competitividade no mercado internacional, uma vez que se trata de uma empresa de capital aberto. Foi identificada uma oportunidade de melhoria relacionada ao descarte de resíduos orgânicos, atualmente destinados a aterros. O cenário projetado para enfrentar esse desafio é a implementação de uma Ecofábrica destinada à compostagem desses resíduos, transformando-os em biofertilizantes para uso nas lavouras. Essa solução promove a reciclagem de macro e micronutrientes, contribui para a agricultura regenerativa, reduz emissões de gases de efeito estufa e gera economia nos custos com fertilizantes. Por fim, propõe-se um quadro de facilitadores para superar os desafios identificados, além de explorar novas possibilidades de valorização dos resíduos e subprodutos.
- ItemAnálise do processo de perdas de uma trader de grãos de soja no município de Luís Eduardo Magalhães - BA(2024) Marco Aurélio Teles, Gomes; Armando Dias DuarteA produção global de grãos de atingido recordes significativos nos últimos anos, onde o Brasil está entre os líderes dessa produção, contribuindo com aumento de produtividade associada a grande extensão de terras agrícolas. Destaca-se que, do total produzido no país, grande volume é destinado à exportação, evidenciando a relevância do país nesse contexto. Com números tão significativos na produção mundial, é crucial ressaltar os fatores que impactam diretamente essa demanda. O crescimento previsto na produção de grãos para as próximas safras requer ajustes nos processos da cadeia produtiva, para que esse crescimento seja eficiente na disponibilidade de grãos. Entre esses ajustes um ponto de destaque é o processo logístico, que, quando bem estruturado, aumenta a eficiência na movimentação, diminuindo custos e impactos de perdas nos processos. Este trabalho aborda os impactos dos processos logísticos do modal rodoviário, identificando os pontos-chave e demonstrando sua influência direta nos processos de perdas através de um estudo de caso. Propõe-se, então, ações para reduzir esses impactos, através da análise dos dados de dois períodos de fluxo dos grãos em conjunto a um questionário aplicado aos motoristas. Desta forma observando os destaques entre as condições das rodovias, idades de conjuntos de transportes e a necessidade de aferição constante das balanças, problemas pontuados como os principais causadores dessas perdas, e a partir desta identificação encontrar ações que visam mitigar as perdas nos processos de transporte.
- ItemAnálise dos KPI’S – indicadores de desempenhos na cadeia de suprimentos: estudo de caso em uma indústria alimentícia fabricante de produtos derivados do milho(2019) Diessyca Ketli Oliveira Toniazzo; Adriano David Monteiro de BarrosO presente trabalho tem como objetivo de estudo, os KPI – Indicadores de desempenho da cadeia de suprimentos de um processo produtivo. Diante da crescente competitividade entre as empresas e sua busca pela melhoria e eficiência dos seus processos, tem-se a necessidade de recorrer a estratégias que colaboram para o aumento do seu desempenho através dos Indicadores de desempenho. A aplicação dos indicadores da cadeia de suprimentos é um meio de se medir, mensurar e avaliar a qualidade dos processos e produtos de uma empresa, tem como finalidade identificar uma forma de mensurar os resultados de cada processo, uma maior facilidade na tomada de decisão, o desempenho de cada atividade realizada na empresa, utilizando como referência o Balanced ScoreCard e SCOR Model, que é modelo das operações da cadeia de suprimentos. Gestores tem se atentado aos benefícios da aplicação de indicadores de desempenho nas empresas, pois as auxilia a conseguir bons resultados através do seu método mais eficaz. Mensurar indicadores necessita de vários usuários de diversos níveis, o que abrange grande parte dos envolvidos para traçar os objetivos estratégicos da empresa. Neste trabalho foi feita uma análise dos indicadores de desempenho aplicados a uma indústria alimentícia fabricante de produtos derivados do milho, apresenta os indicadores de desempenhos aplicados a cada setor da indústria juntamente com a sua análise através da ferramenta PFMEA e sugestão de duas propostas de melhoria internas que podem proporcionar o aperfeiçoamento e melhoria da gestão e dos processos envolvidos em toda cadeia de suprimentos da Empresa X.
- ItemAnálise e proposição de melhorias para o arranjo físico de armazenagem em uma agroindústria de semente de soja no Oeste da Bahia(2019) Lorrane da Silva CardosoO presente trabalho aborda conceitos relacionados ao armazenamento de produtos aplicados em um estudo de caso realizado em uma agroindústria do Oeste Baiano, que beneficia e armazena semente de soja. O enfoque principal é criar alternativas que minimizem os problemas operacionais vivenciados. Portanto, foi necessário levantar primeiramente aspectos bibliográficos que foram devidamente analisados com o intuito de posteriormente serem adaptados conforme as especificações da empresa. Com isso, os temas, logística, armazenagem e arranjo físico foram introduzidos, por serem centrais para atender o objetivo da pesquisa, que busca analisar o arranjo físico do armazém. Para isso, o arranjo físico atual, onde constam as principais deficiências do processo, foi apresentado e uma proposta foi criada para a companhia. A proposta de arranjo físico desenvolvida sugere acesso a todos os itens, supera a capacidade de armazenagem atual e atende aos requisitos estabelecidos pela legislação. Além disso, construiu-se também um plano de ação para a definição da disposição dos produtos utilizando a ferramenta de gestão 5W2H. Enfim, o trabalho reuniu informações necessárias para explorar os problemas que cercam o processo de armazenamento na referida empresa, e assim, propôs um arranjo físico adaptado as suas limitações. Contudo, a empresa deverá investir na atividade de armazenagem para se tornar mais competitiva, além do mais considerou-se que o planejamento do arranjo físico do armazém é essencial, uma vez que a empresa avaliada não adota essa prática.
- ItemAnálise gerencial de custos em uma empresa do ramo alimentício localizada em Luís Eduardo Magalhães-BA: um estudo de caso(2019) Aleomar Marciel Mendes dos Santos; Leonardo Rospi.Um dos maiores entraves dentro de uma organização produtora de um bem, ou prestadora de serviço, para a implementação de um sistema de gerenciamento de seus custos é a visão incorreta de que isso demanda muito tempo, não agrega grandes resultados e é caro. Com isso, muitas organizações não controlam adequadamente seus custos, levando a tomada de decisões equivocadas, e assim, trazendo prejuízos para as organizações. Portanto, esse trabalho tem como objetivo abordar aspectos importantes no sistema de custeio das organizações: análise dos custos diretos e indiretos existentes para um controle efetivo do processo produtivo e uma ferramenta importante para a tomada de decisões gerenciais. Serão verificados os diversos conceitos sobre esse assunto, tendo como base a visão de autores da área de engenharia econômica. Envereda-se para uma pesquisa de campo em uma empresa do ramo alimentício, em um supermercado de pequeno porte na cidade de Luís Eduardo Magalhães, Bahia, através da análise de custos existentes no setor de panificação. As organizações que querem garantir sua sobrevivência em um mercado competitivo e globalizado, devem mensurar seus custos com o propósito de visualizar oportunidades de redução destes, com isso, garantir ganho no que diz respeito à produtividade, e assim, justificar uma gestão econômica que produza resultados positivos.
- ItemAplicação do controle estatístico de processo em uma indústria de alimentos(2021) Jessica Lorrane de Matos Bonfim; Larissa Barbosa TaquettiA gestão da qualidade e a melhoria continua são fundamentais para que as empresas dos mais diversos segmentos consigam vantagem competitiva diante do atual cenário mercadológico. Dessa forma, as organizações estão cada vez mais empenhadas em otimizar o processo para alcançar os mais elevados padrões de qualidade ao mesmo tempo em que garantem a satisfação de seus clientes. Um dos atributos para melhorar a qualidade de um produto é reduzir as variabilidades do processo. A fim de alcançar tal objetivo, o presente trabalho apresenta uma aplicação do Controle Estatístico de Processos (CEP) em uma indústria do setor alimentício que tem o milho como fonte principal de matéria-prima. A partir de um estudo bibliográfico, apresenta-se uma breve história sobre a qualidade assim como os conceitos e modelos propostos para a implementação do CEP. A estrutura metodológica baseou-se em uma pesquisa-ação, visto que houve envolvimento do pesquisador com a organização de modo participativo na busca e acompanhamento de um problema. O trabalho em questão descreve o processo produtivo e como o excesso de produto empacotado pode impactar negativamente nos lucros da organização. Algumas ferramentas básicas da qualidade foram aplicadas, sendo elas: folha de verificação, diagrama de Ishikawa e a elaboração das cartas de controle a partir do software Minitab. Para complementar a analise foram utilizados o brainstorming e a elaboração de um plano de ação. Com relação aos resultados obtidos, o estudo comprovou que o CEP é um método válido tanto para reduzir a variabilidade do processo quanto para auxiliar na tomada de decisão, isto porque após as investigações das fontes de variabilidade, os resultados indicaram uma estimativa de redução do excesso de produto em torno de 90%. Com a análise realizada, foi possível calcular os índices Cp e Cpk para obter a capacidade do processo. Verifica-se que as cartas de controle auxiliam na visualização de não conformidades no processo e consequentemente, no produto final, possibilitando a implementação de sistemas de qualidade como o Seis sigma.
- ItemBarreiras, oportunidades e desafios na introdução da inovação aberta no agronegócio: estudo de caso em uma aceleradora de startups(2025-02-14) Sabrina Vieira Soares; Adriano David Monteiro de BarrosCom base na Teoria dos Stakeholders (TS), este estudo investiga as barreiras, oportunidades e desafios associados à introdução da Inovação Aberta (IA) no agronegócio, buscando compreender como essa fundamentação teórica pode apoiar a aplicação de práticas inovadoras nesse setor. O agronegócio é vital para a economia global e para a segurança alimentar, mas enfrenta desafios significativos, como mudanças climáticas, escassez de recursos e a necessidade de aumentar a produtividade de forma sustentável. A IA surge como uma abordagem promissora para enfrentar essas adversidades, permitindo a integração de conhecimentos e tecnologias de diversas fontes, como universidades, startups, empresas de tecnologia e agricultores. No entanto, a adoção da IA no agronegócio ainda é limitada em comparação com outros setores. Este estudo busca identificar as barreiras à sua implementação, considerando aspectos culturais, tecnológicos e regulatórios, e explorar as oportunidades de gerar valor ao setor. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma aceleradora de startups verticalizada no agronegócio, localizada na região do MATOPIBA, uma das maiores fronteiras agrícolas do Brasil. Essa abordagem permitiu analisar, na prática, como a inovação aberta é aplicada no setor e como os diferentes stakeholders interagem e contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Os resultados obtidos possibilitaram a proposição de soluções que promovam a adoção da IA fomentando um crescimento sustentável e competitivo. Sob a perspectiva da TS, a IA adquire ainda mais relevância ao integrar as necessidades e conhecimentos de diferentes atores, resultando em soluções mais holísticas e colaborativas. Entretanto, a gestão de interesses variados, a construção de confiança e as limitações regionais continuam sendo desafios centrais para sua implementação eficaz.
- ItemCiclo reverso das embalagens de defensivos agrícolas na região Oeste da Bahia(2019) Lília Sodré Francisco Oliveira; Lana Viviane Linhares da Costa SilvaAs embalagens de defensivos agrícolas destinadas adequadamente no Brasil apresenta números crescentes todos os anos, isso testifica o avanço do sistema de recolhimento desenvolvido a partir da Lei 9.974/2000. O presente trabalho apresenta uma análise do ciclo reverso das embalagens de defensivos na região Oeste da Bahia, desde o processo de recebimento até o transporte para as recicladoras ou incineradoras. É possível observar que o aumento do uso de defensivos pelos produtores rurais sob a ótica sustentável, tem provocado maior interesse dos órgãos ambientais, em desenvolver políticas de uso e destinação que determinam como o produto deve ser manuseado, além de conscientizar a sociedade a respeito dos riscos que os mesmos podem trazer a saúde humana e ao meio ambiente. Dentro desse contexto, os agentes envolvidos no ciclo reverso de responsabilidade compartilhada, tem se mostrado cada vez mais essencial na redução dos impactos ambientais, pois estes buscam obedecer às leis vigentes e promover a reciclagem das embalagens vazias. A metodologia consiste em realizar um levantamento da legislação vigente no país, analisando os órgãos e grupos diretamente envolvidos, além disso identifica-se alguns gargalos e sugere-se algumas melhorias dentre elas a intensificação em treinamentos afim de que o sistema seja ainda mais sustentável e eficiente. Sendo assim, a logística reversa mostrou-se um instrumento capaz de transformar uma problemática social e ambiental em uma oportunidade, visto que a transformação de um produto que chega ao fim da sua vida útil em algo que pode ser reaproveitado contribui para a redução do uso de recursos naturais, impactos ambientais, e gera recursos econômicos.
- ItemComparação de métodos tradicionais e de machine learning na construção de portfólios com empresas do índice AGRO B3: Markowitz vs HRP(2025) Wallisson da Silva Dias; Pedro Dias Pinto.A alocação eficiente de ativos é um desafio central para investidores, especialmente em setores voláteis como o agropecuário, que desempenha um papel crucial na economia brasileira. Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar e comparar a eficiência de dois métodos de construção de portfólios no setor agropecuário: o tradicional modelo de média-variância de Markowitz e o moderno método de Hierarchical Risk Parity (HRP), baseado em aprendizado de máquina. Utilizando dados do Índice Agro B3 (IAGRO), foram construídos portfólios com ambos os métodos, avaliando seu desempenho em termos de retorno ajustado ao risco, estabilidade e resiliência a flutuações de mercado. A pesquisa buscou identificar qual método oferece uma alocação mais eficiente no contexto do agronegócio brasileiro, considerando as particularidades do setor, como alta correlação entre ativos e exposição a fatores econômicos. O estudo contribui para a literatura ao oferecer uma análise comparativa entre métodos tradicionais e modernos de construção de portfólios, além de fornecer insights práticos para investidores e gestores de fundos voltados para o agronegócio. A metodologia inclui a coleta e tratamento de dados, construção de portfólios, aplicação de métricas de avaliação de desempenho e análise comparativa entre os métodos. Os resultados mostraram que, embora o modelo de Markowitz apresente bom desempenho em alguns cenários, o método HRP foi mais eficiente de forma consistente, apresentando maior estabilidade fora da amostra e melhor relação risco-retorno.
- ItemControle de qualidade na produção de soja: um estudo de caso em fazenda da região oeste da Bahia(2024) Luan Renji Makio; Adriano David Monteiro de BarrosDe acordo com a necessidade competitiva mercadológica atual, concretiza-se que existe a necessidade do controle e monitoramento da produção das empresas e entidades. Independentemente do setor de atuação dessas organizações. Sendo assim, devido à grande área de atuação das entidades no setor agronômico da região, o presente estudo tem como objetivo apresentar o controle e monitoramento na produção de soja em uma fazenda da região do Oeste da Bahia com uma amostra de 1000 hectares, por meio de cartas de controle de qualidade. Uma ferramenta muito utilizada para o controle de qualidade. Além disso, a presente pesquisa utilizou um estudo de caso, com a coleta de dados, tratamento dos dados coletados, elaboração das cartas de controle e uma análise geral do controle da qualidade da produção da soja. Portanto, constatou-se que a produção de soja em uma amostra de 1000 hectares está sobre o controle estatístico e parâmetros definidos de qualidade.
- ItemControle estatístico de processo na secagem artificial de soja: estudo de caso na indústria(2025) Cristiane de Oliveira Pereira; Armando Dias Duarte.O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a aplicação do Controle Estatístico de Processo (CEP) no processo de secagem artificial de soja em uma indústria do oeste da Bahia. A pesquisa justifica-se pela importância da secagem como etapa crítica na preservação da qualidade dos grãos e na competitividade da cadeia produtiva da soja. Foram analisados dois secadores (A e B) durante a safra de 2025, com 90 medições para cada variável: temperatura de secagem, temperatura do grão pós-secagem e umidade do grão pós-secagem. Utilizando cartas de controle X-MR, o estudo identificou instabilidades em algumas variáveis, principalmente relacionadas à temperatura de secagem que necessita de estabilização do processo nos secadores A e B para aplicação do CEP, enquanto a umidade pós-secagem apresentou comportamento estatisticamente mais estável no secador B sendo favorável a aplicação da ferramenta. As causas especiais de variação foram associadas a ajustes operacionais e falhas pontuais de padronização. Além disso, verificou-se que os ajustes no processo de secagem podem ser influenciados por fatores externos, como as estratégias de armazenagem adotadas durante a safra, o que demanda atualização dos limites de controle em intervalos mais frequentes para evitar perdas de estabilidade. Como resultado, o trabalho recomenda manutenção preventiva do sistema de secagem, melhorias na automação, monitoramento contínuo, padronização de procedimentos e capacitação da equipe, contribuindo para maior previsibilidade, confiabilidade do processo e qualidade do produto final. Sugere-se, ainda, ampliar o estudo para outros tipos de secadores, integrar tecnologias de monitoramento em tempo real, essa abordagem viabilizará a implementação de outras cartas de controle, como 𝑥̅e S, e fomentará o desenvolvimento de modelos matemáticos que apoiem a tomada de decisão com foco na otimização da eficiência do processo de secagem.
- ItemDesenvolvimento de um software de estimulação da linguagem de crianças autistas por meio da utilização do Design Thinking(2020) Letícia Giotti; Adriano David Monteiro de BarrosO Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma complexa deficiência de desenvolvimento que afeta a capacidade de interação social, comunicação e linguagem, é diagnosticado em 1 em cada 160 crianças ao redor do mundo de acordo com a World Health Organization (2019). Aproximar essas crianças de soluções que estimulem o desenvolvimento dessas capacidades afetadas pelo TEA requer a utilização de uma abordagem centrada no ser humano, que seja capaz solucionar problemas complexos. Essa é, por definição, a conceituação da abordagem do Design Thinking, que visa atender necessidades humanas com o que é tecnologicamente e economicamente viável (BROWN, 2017). O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um software com foco na estimulação da linguagem para crianças autistas por meio da utilização do Design Thinking. Metodologicamente, o trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação e se dividiu em cinco etapas da aplicação do Design Thinking definidas pela d.school, que são elas: empatia, definição, ideação, prototipação e teste. Diante dos resultados obtidos, é possível destacar a importância dessa abordagem para a geração de soluções de problemas complexos e para o desenvolvimento de um software, por possuir características importantes para esse desenvolvimento.
- ItemDesenvolvimento de uma matriz de indicadores de sustentabilidade integrada ao sistema de gestão da produção: um estudo de caso na área de Envase PET(2025) Kamila Souza Silva; Adriano David Monteiro de BarrosEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um estudo de caso sobre o desenvolvimento de uma matriz de indicadores de sustentabilidade integrada ao sistema de gestão da produção na área de Envase PET em uma indústria de alimentos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo principal desenvolver uma matriz de indicadores que integre métricas operacionais e de sustentabilidade, visando promover melhorias contínuas e o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, mapeia os principais indicadores operacionais e ambientais utilizados na área de Envase PET, identifica os requisitos e critérios sustentáveis relevantes para a produção industrial segundo normas como ISO 14001 e ESG, e desenvolve uma matriz integrada de KPIs. A metodologia envolveu revisão bibliográfica, aplicação de questionário e observação não participante em uma empresa do setor alimentício. Os resultados incluem uma análise da implementação de um Sistema Integrado de Gestão (SIG), a avaliação de indicadores de desempenho (KPIs) e a proposta de indicadores de sustentabilidade para a área de envase PET, com foco na reciclagem de materiais. Conclui que a integração de métricas de sustentabilidade é crucial para atender aos ODS, promover a conscientização ambiental e garantir a competitividade ética e duradoura da organização.