TCC

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 35
  • Item
    Medida compensatória em uma microbacia urbana da cidade de Barreiras.
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Jader Luiz dos Santos de Souza; Samara Fernanda Silva
    RESUMO A partir do intenso processo de urbanização que se iniciou na década de 1970 e, de forma cada vez mais crescente, atinge atualmente as cidades brasileiras, se tem como consequência a impermeabilização do solo, bem como seu mal uso. As ações voltadas para o manejo e drenagem urbana são conduzidas de forma insatisfatória e ineficaz pelo poder público. Como consequência, as inundações urbanas se tornam cada vez mais presentes, principalmente para as populações ribeirinhas. Visando uma solução alternativa ao sistema convencional de drenagem urbana, esse trabalho tem como objetivo avaliar poços de infiltração como medida compensatória. Assim, procedeu-se Ao dimensionamento desses para duas localidades distintas de uma microbacia urbana da cidade de Barreiras - BA. Para tal análise, foram escolhidas chuvas intensas com durações de 10, 20, 30, 40, 50, 60, 120, 180, 240, 360, 720, 1440 minutos com tempo de retorno 20 anos por apresentar um cenário mais crítico. Para as condições de pré-dimensionamento foram dimensionados dois poços de infiltração que se mostraram eficientes para as dimensões adotadas, gerando aproximadamente um total de 45 a 53 m³ de volume de armazenamento para uma área de 500 m² de contribuição para cada poço.
  • Item
    Viabilidade do uso de RCD e mistura solo-RCD em camadas de pavimentos
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Thales Brito da Silva.; Vinícius de Oliveira Kühn
    Resumo : Este trabalho propõe uma alternativa para auxiliar na pavimentação das vias públicas da cidade de Barreiras-Ba e também minimizar os impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos de construção e demolição (RCD), através do reaproveitamento desses materiais. Para tal, foi necessário avaliar a viabilidade do uso de RCD e mistura solo-RCD em camadas de pavimentos, utilizando um solo de Barreiras e os resíduos de construção e demolição gerados pela população da cidade. Para avaliar a aplicabilidade desses materiais, foram realizados ensaios de caracterização dos três tipos de amostras, ensaios de compactação com energia intermediaria e modificada, ensaios de Índice de Suporte Califórnia (CBR) e avaliação da quebra dos grãos. Pelos ensaios de granulometria, observou-se que o solo possui teor mais elevado de silte e argila (36%) e fração de pedregulhos (12%), o RCD ficou com fração mais elevada de pedregulhos (57%), e menor teor de silte e argila (3%), a mistura ficou com comportamento intermediário, resultado em 36% de pedregulho e 21% de silte e argila. Os resultados dos índices de consistências mostram que o solo apresenta plasticidade média, o RCD e a mistura não apresentaram limite de liquidez e limite de plasticidade. Os ensaios de compactação mostraram que houve um aumento no peso específico seco dos materiais compactados, com o aumento da energia de compactação. A curva de compactação do RCD não apresentou um formato convencional para solos. Observou-se que o CBR do solo foi abaixo de 12%, e expansão superior a 2%, limitando sua aplicação apenas como subleito. O CBR do RCD ficou acima de 60%, sendo aplicável em sub-bases e base de pavimentos com baixo volume de tráfego. A mistura Solo-RCD ficou com CBR entre 20% e 44%, sendo indicados para reforços do subleito e sub-bases. Os resultados da quebra dos grãos mostraram que o índice de quebra era maior em materiais com teores de umidades mais baixos, com o RCD sendo o material com os maiores índices de quebra.
  • Item
    Aplicação da termografia infravermelha na avaliação de umidade ascensional em paredes de alvenaria
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Itaylane Malta Santos; Elier Pavón de la Fé
    RESUMO A termografia de infravermelho permite a realização de imagens térmicas da distribuição de temperatura superficial de objetos, o que possibilita a detecção, localização e quantificação de anomalias térmicas. No campo da engenharia civil esta técnica é usada na detecção de problemas de umidade, descolamentos, fissuras, dentre outros. No entanto, existem muitas dúvidas em relação à influência das condições climáticas e os tipos de revestimentos na aplicação desta técnica. Neste estudo foram confeccionados protótipos de paredes de alvenaria de bloco cerâmico, nos quais foi simulada a presença de água na base para estudar a umidade ascensional com a termografia de infravermelho. O estudo foi dividido em dois experimentos. No experimento 01 foi avaliada a influência das condições climáticas em paredes de revestimento argamassado, por meio da realização de experimentos em ambiente interno (temperatura controlada) e externo (temperatura variável). No experimento 02 foi avaliada a influência do tipo de revestimento na detecção da umidade, sendo utilizados revestimentos argamassado, pintado e cerâmico (grês e porcelanato). Os dados foram coletados com auxílio de uma câmera infravermelha, termopares e régua, para a realização de uma análise qualitativa e quantitativa (ΔT) dos termogramas e a mensuração da altura da umidade nas paredes. Os resultados obtidos no experimento 01 permitiram verificar que é possível detectar a umidade ascensional em paredes de alvenaria com revestimento argamassado utilizando a termografia de infravermelho. Comprovou-se que as condições climáticas têm influência na avaliação da umidade com a termografia, observando-se que quanto maior a temperatura do ambiente, maior o valor do ∆T. A partir dos resultados obtidos no experimento 02, se conclui que é possível detectar a umidade ascensional nos 4 tipos de revestimentos estudados, com maior clareza no revestimento argamassado sem pintura, seguido do revestimento argamassado pintado, grês e porcelanato. Além disso, foi possível mensurar a altura da umidade com o auxílio da termografia, independentemente do tipo de revestimento analisado.
  • Item
    Obtenção de volumes ótimos de estruturas sujeitas a carga axial de compressão utilizando algoritmos genéticos.
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Lucas Ribeiro dos Santos; Pedro Cláudio dos Santos Vieira
    RESUMO Todo e qualquer elemento de uma edificação que trabalhe transferindo ou recebendo cargas de solicitação pode ser considerado como elemento estrutural. Os elementos estruturais mais comumente empregados em obras de engenharia são as fundações, os pilares, as vigas e as lajes. Destes, os pilares podem ser considerados como um dos elementos de maior relevância nas obras de construção, pois eles serão responsáveis por dar suporte à construção dos andares superiores, no caso de edifícios com mais de um pavimento, ou à construção da estrutura de telhados e/ou lajes no caso de edificações simples de um pavimento. Em geral podem ser construídos in loco, através do uso de concreto armado (concreto + aço), ou podem ser montados, por meio de estruturas pré-moldadas de concreto armado, estruturas de aço e/ou estruturas de madeira. Existem diversas técnicas que podem ser empregadas para o cálculo e dimensionamento de estruturas do tipo pilar, uma delas é através do uso de modelos empregando algoritmos genéticos. Estes modelos trabalham com a busca de soluções ótimas que possam gerar resultados dimensionais mais econômicos e satisfatórios, buscando obter configurações estruturais mais precisas e seguras. Este trabalho tem como objetivo criar um modelo computacional, baseado em algoritmos genéticos, para realizar a otimização de estruturas do tipo pilar e obter volumes mais econômicos do ponto de vista da engenharia. Os resultados obtidos revelam que o modelo computacional cumpre com os critérios de busca estabelecidos, respeitando as avaliações quanto à segurança impostas pela NBR 6118/2014 e sempre buscando encontrar soluções que possibilitem obter melhores lucros.
  • Item
    A atuação no mercado de trabalho contemporâneo da profissão de engenharia civil a luz da sua graduação
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Victor Carvalho Marques; Roberto Bagattini Portella
    RESUMO Este trabalho reporta a necessidade de se compreender como está sendo a atuação no mercado de trabalho, contemporâneo, do profissional de Engenharia Civil no Município de BarreirasBahia, a fim de constatar se realmente aquilo que foi ensinado a este profissional em seu curso de graduação está sendo colocado em prática. A profissão de Engenharia Civil, obrigatoriamente deve atender as qualificações profissionais que a Lei nº5.194/1966 estabelece, como, graduação em curso superior de Engenharia Civil reconhecido pelo Ministério da Educação-MEC. Vale ressaltar que, na atual conjuntura do país os profissionais de Engenharia destacam-se como fator fundamental para o desenvolvimento da Nação, visto que, o progresso técnico-científico tem fomentado profundas mudanças nos modos de produção, bem como, na distribuição da força de trabalho e na sua qualificação, implicando na necessidade de adotar novas estratégias de capacitação tecnológica das instituições e organizações, a fim de torná-las mais competitivas no contexto interno e externo do país. Nesse entendimento, constitui papel indelegável do Estado criar programas estratégicos que promovam a formação de recursos humanos que assegurem o domínio de conhecimento científico e tecnológico indispensáveis à sua soberania. Logo, sendo as Instituições de Ensino Superior, sejam elas Públicas ou Privadas competentes para capacitação de seus egressos em um processo de ensino e aprendizagem, o qual assegurem as necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com capacidade para formular, sistematizar e socializar conhecimento nas diversas áreas de atuação, sendo imperioso para tanto, a promoção de uma educação superior integrando o ensino e a extensão, a qual objetive a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da região a qual está atuando, é que surgiu o seguinte questionamento: A efetiva atuação da profissão de Engenharia Civil no Município de Barreiras- BA, condiz com o ensino e aprendizado dispensado ao graduando do curso de Engenharia Civil, quando em sua formação acadêmica? Desse Modo o objetivo geral foi analisar no Município de Barreiras- Bahia, como estão atuando no mercado de trabalho os profissionais graduados em Engenharia Civil e assim ter elementos concretos para responder a hipótese da pesquisa: Se a educação superior tem como objetivo formar sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da região. Então, é imperioso que o Engenheiro Civil atue no mercado de trabalho praticando aquilo que lhe foi ensinado na sua formação acadêmica. A pesquisa aponta que o Ensino e Aprendizado dispensado aos profissionais de Engenharia Civil uma qualificação que permite desempenhar o papel de profissional na área, todavia, por ser um modelo de ensino e aprendizado tradicional, o profissional se torna muito fechado a áreas de exatas, isso pode estar relacionado a deficiências em leitura, trabalho em grupo, trabalho voltado a área social, aula de campo, visita técnica, não tendo, na graduação, um aprofundamento nos campos filosóficos, sociais e humanísticos.
  • Item
    Avaliação do Desempenho Térmico de Parede de Alvenaria com Revestimento Cerâmico e Argamassado
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Thábata Betânia Oliveira de Carvalho; Elier Pavón de La Fé
    RESUMO Na área da construção civil tem sido muito comum projetistas conciliarem o clima regional e local com o projeto arquitetônico, visando reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida dos usuários. Baseado neste contexto, a escolha ideal dos fechamentos das edificações, bem como o seu comportamento térmico, a orientação solar e os materiais que compõem tais fechamentos, tem sido fundamentais aos projetistas em busca de estratégias que beneficiem as construções e que venham a garantir conforto térmico aos usuários. Nesta ótica, o propósito do presente trabalho é avaliar o desempenho térmico de parede de alvenaria com revestimento cerâmico e argamassado para o município de Barreiras, o qual está situada na zona bioclimática 7, por meio de estudo teórico e estudo experimental. O estudo teórico consiste em determinar os parâmetros de desempenho térmico, verificando se os resultados destes parâmetros estão de acordo com as diretrizes construtivas para a zona bioclimática 7 presentes nas normas NBR 15220 (2003) – Desempenho Térmico e NBR 15575 (2013) – Desempenho de Edificações Habitacionais. No estudo experimental mensurou-se as temperaturas ambiente externa, ambiente interna, de superfícies interna e externa da parede de alvenaria com revestimento cerâmico e argamassado durante 4 dias, para as orientações norte e sul. A partir dos dados coletados no experimento, analisou-se o comportamento dos gradientes de temperatura e a temperatura interna para verificar quais horários são mais propícios para garantir o conforto térmico. Como conclusão, observou-se que, a orientação solar interfere no desempenho térmico da edificação além dos materiais que constituem a parede de alvenaria.
  • Item
    Conforto térmico : análise a partir de índices para a cidade de Barreiras-BA
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Gleyson Bucker Arruda; Samara Fernanda da Silva
    Resumo : O conforto térmico-ambiental é um aspecto importante para o correto planejamento das cidades, seu desenvolvimento sustentável e bem estar da população, sendo alcançado por meio dasinter-relações de diversas áreas do conhecimento, tais como arquitetura, engenharia, geografia e saúde. Buscando compreender o conforto térmico da cidade de Barreiras-BA, foram analisados diversos índices de sensação térmica comumente usados em pesquisas brasileiras. Para isso, foram utilizados dados climáticos locais obtidos das Normais Climatológicas de 1981 – 2010, bem como das bases de dados de série histórica do Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre o período de 2011 e 2018, por meio das estações convencional nº 83236 e automática n° 86652, ambas situadas no perímetro urbano da cidade de Barreiras. Como resultado, observou-se que os índices de conforto térmico nos quais são utilizados valores médios mensais das variáveis climáticas (como temperatura, umidade relativa do ar, velocidade dos ventos) foram pouco apropriadas para caracterizar as condições da cidade de Barreiras, devido especialmente à sua amplitude térmica diária. Assim, índices que consideram valores médios horários apresentaram-se mais adequados. Adicionalmente, foram observados ao menos 4h diárias em condição de “desconforto por calor” em todos os meses do ano, especialmente nos meses de setembro e outubro, que foram os mais críticos. Nestes meses, condições mais severas do clima resultaram em 8h diárias de desconforto, com noites em zona de conforto e manhãs com pouco frio, o que dificulta, por exemplo, o resfriamento dos ambientes internos devido ao fluxo de calor.
  • Item
    Influência da trajetória de umedecimento e da forma de preparação das amostras na compactação e CBR do solo
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Marília Carmelita de Almeida Amorim; Oisy Hernández Menéndez; Vinícius de Oliveira Kuhn
    RESUMO O teor de umidade do solo é um parâmetro importante que influencia no grau de compactação das amostras e nos resultados das caracterizações mecânicas (resistência ao cisalhamento, compressibilidade) e hidráulicas (permeabilidade, sucção) dos solos utilizados as camadas de base de pavimentos. Esta variação de umidade é um importante aspecto a ser analisada em regiões que está submetida a longos períodos secos e chuvas muito fortes durante uma época do ano. A fase experimental compreendeu primeiramente os ensaios para caracterização geotécnica (determinação da umidade natural, massa específica dos grãos, granulometria, índices físicos, limites de consistência, classificação) e a compactação do solo com energia correspondente ao proctor normal e modificado, além da determinação do CBR utilizando duas formas diferentes de preparação das amostras: uma com secagem prévia ao ar até a umidade higroscópica e posterior adição gradual de água e a outra, com adição de água preliminarmente e posterior secagem ao ar. Por meio destes ensaios pretendeu-se estabelecer correlações entre as umidades do solo, preparação das amostras e resistência mecânica destes. Os resultados demonstraram que as variações na umidade e no método de preparação induzem a um comportamento mecânico diferenciado.
  • Item
    Desenvolvimento de ferramenta computacional para estimativa do diagrama de resistência residual versus abertura de fissuras para o concreto reforçado com fibras de aço.
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Felipe Marques Queiroz.; Elier Pavón de la Fé
    Resumo : A determinação da resistência dos elementos de concreto reforçado com fibras de aço (CRFA) e da sua tenacidade são extraídas diretamente de ensaios em tração direta, entretanto, devido às complicações para a realização do ensaio, opta-se por ensaios de flexão indireta por tração na flexão, que necessitam de análise inversa para a determinação da resistência à tração. Com isso, alguns autores formularam algoritmos enriquecedores que estimam, com alta precisão, o resultado de elementos de CRFA submetidos a diferentes ensaios em tração indireta. Entretanto, o fib Model Code 2010 surge com métodos simplificados que realizam a caracterização das vigas de CRF mediante a relação das resistências residuais em cada abertura de fissura. Este método considera ensaios de flexão em três pontos de vigas entalhadas conforme as prescrições da EN 14651. Com isso, o principal objetivo deste trabalho é de auxiliar estudos experimentais que se baseiam em métodos simplificados, e para isso, foi desenvolvido uma ferramenta computacional que estima curvas de Resistência Residual (MPa) versus Abertura de Fissuras - CMOD (mm), fundamentadas em resultados de um estudo bibliométrico de trinta literaturas, que utilizaram o ensaio de flexão em três pontos (3PBT) com diferentes classificações do material. Foi feita uma triagem das literaturas, em que foram eleitas aquelas que tiveram em seus estudos experimentais, a utilização de volumes de fibras de 40, 60 e 80 kg/m³, e os índices de forma das fibras de 67 e 80 mm/mm. No primeiro momento, foram confrontados os resultados das literaturas que tiveram as mesmas características da resistência da matriz, do volume das fibras e do índice de forma das fibras para a elaboração das curvas combinadas, neste processo, foram utilizadas onze literaturas com diferentes características de materiais, cerca de 37% das literaturas estudadas. As curvas combinadas das nove combinações de mesmas características, tiveram os coeficientes de variação média abaixo de 10%, exceto em dois casos específicos, em que chegaram até 33%. No segundo momento, foram realizadas comparações entre as curvas combinadas, com o propósito de ampliação dos resultados. Com isso, criaram-se novas curvas estimadas, elaboradas mediante aproximações das curvas combinadas, que tiveram pelo menos dois parâmetros iguais. Dentre às cinco comparações, foi possível validar uma curva estimada com coeficiente de variação médio de 2% e no máximo teve um valor de variação igual a 5%. No terceiro e último momento, foram reunidos e inseridos os resultados das combinações e das curvas estimadas em um aplicativo, que possui uma coleção de onze literaturas, contendo, teses de doutoramento, dissertações de mestrado e artigos renomados. Os resultados das curvas combinadas e estimadas, são resumidamente apresentados em uma ferramenta computacional de interface gráfica, que permite ao usuário o conhecimento das resistências residuais para cada abertura de fissura de uma amostra de CRF, com características de: volume de fibras, resistência da matriz e índice de forma das fibras. Com isso, o aplicativo desenvolvido torna-se um instrumento para auxiliar na realização de métodos simplificados que utilizam a resistência residual para a caracterização do CRFA.
  • Item
    Avaliação das Ações de Saneamento Rural: O Caso do Entorno do Rio Guará, no Território de São Desidério-BA
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) José Antônio Lopes de Menezes; Maiara Macêdo Silva
    Resumo : No Brasil, as política públicas de saneamento básico, até a publicação da Política Federal de Saneamento Básico (PFSB), Lei 11.445/2007, favoreceram a desigualdade de cobertura de saneamento básico adequada entre as áreas urbanas e as áreas rurais. Com a publicação da Lei 11.445/2007 e, consequentemente, as alterações que ocorreram no quadro da União, viabilizou-se a construção do Plano Nacional de Saneamento Básico, que contemplou o plano de ação específico para o saneamento rural. O texto da PFSB informa, também, que o sistema de indicadores de avaliação deve ser utilizado como ferramenta de gestão de auxílio a decisão, no contexto do diagnóstico das ações em saneamento. Logo, o intuito deste trabalho foi avaliar a aplicabilidade de um painel de indicadores para o diagnóstico de saneamento em áreas rurais localizadas no entorno do Guará, representadas em 03(três) setores censitários do território de São Desidério. Esses indicadores estão distribuídos em 05 (cinco) dimensões de avaliação (I- Características Gerais da Área; II- Gestão dos Serviços de Saneamento, III- Qualidade Sanitária do Meio, IV- Características Socioeconômicas e Culturais da População Atendida; V- Características Epidemiológicas da Área). Os indicadores foram pontuados, na etapa de desempenho individual, utilizando-se de banco de dados secundários e, posteriormente, processados em ferramenta multicritério de auxílio à decisão (ELECTRE TRI), para avaliação global da área estudada, obtendo a classificação da área de estudo de acordo com o nível de estruturação das ações de saneamento rural. As áreas rurais analisadas nesta pesquisa, representam a tipologia de ruralidade Tipo5 – Aglomerado Rural Isolado – Povoado e foram classificadas como estado médio efetivo de acesso às ações de saneamento rural.
  • Item
    Estudo comparativo dos métodos construtivos de barragens de rejeitos sob o ponto de vista geotécnico
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Otávio de Sousa Mota; Vinícius de Oliveira Kuhn
    RESUMO O rompimento da barragem de rejeito de Fundão em 2015, no município de MarianaMG, liberou mais de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos, deixou 19 pessoas mortas, causou destruição da vegetação e poluiu a bacia do Rio Doce. Esse desastre alertou a sociedade brasileira mostrando a importância do monitoramento e estudos sobre esse tipo de barragem, já que eles dão segurança e proteção fazendo com que esses desastres sejam evitados. Com finalidade de auxiliar nas pesquisas sobre barragens de rejeito, neste trabalho foi feito um estudo comparativo envolvendo dois dos seus métodos construtivos, método de montante e método de jusante, sob o ponto de vista geotécnico. Foram realizadas análises de percolação, tensão-deformação e de estabilidade de taludes de uma barragem com arranjos e parâmetros geotécnicos já conhecidos e com o auxílio do pacote Geostudio 2012 foi possível obter o resultados dessas análises. Com os resultados do Geostudio, nas análises de percolação, os valores de vazões e velocidades para os dois métodos construtivos foram parecidos, portanto optou-se por verificar possíveis ocorrências de piping e de areia movediça do corpo da barragem, resultando em condições favoráveis à ocorrência de piping e desfavoráveis ao estado de areia movediça. Nas análises de tensão-deformação avaliou-se os recalques em cada fase de alteamento, os resultados mostraram que os recalques máximos no método de jusante foram superiores ao de montante, porém foi observado que os recalques aconteceram em locais distintos. Nas análises de estabilidade de taludes foram obtidos os fatores de segurança e comparados seus valores no método de montante e jusante. Os fatores de segurança no talude de montante da barragem resultaram em valores altos nos dois métodos construtivos, resultando assim numa boa estabilidade em ambos os métodos. Já no nos taludes de jusante, o método de montante apresentou taludes com melhor estabilidade do que o método construtivo de jusante.
  • Item
    Avaliação objetiva e estrutural de pavimento com base em ensaios de penetrômetro dinâmico de cone (DCP) – aplicado ao trecho do anel viário de Barreiras
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Vanessa Gabriele Penha Vilas Boas; Vinícius de Oliveira Kühn
    RESUMO Estudos realizados pela Confederação Nacional de Transportes aponta que 48,3% da malha rodoviária brasileira apresentam problemas relacionados às condições do pavimento. A principal causa apontada para esses problemas é o não atendimento às exigências técnicas tanto da capacidade de suporte das camadas do pavimento como da qualidade dos materiais empregados no revestimento. Com isso surge a necessidade de métodos práticos de avaliação tanto para controle de execução quanto para avaliação de pavimentos existentes. Com isso este trabalho propôs a avaliação de um segmento de uma rodovia, o contorno viário de Barreiras/BA, situado na BR 242, com o objetivo de realizar análises estruturais e funcionais através do Penetrômetro Dinâmico de Cone (DCP) associado ao método de avaliação objetiva preconizada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e transportes). Para facilitar a análise dos dados, o segmento foi dividido em dois trechos, visto que parte do pavimento foi construído recentemente e a outra parte refere-se a uma área pavimentada há vários anos atrás (trecho que dá acesso à BA 447). Foram realizadas coletas de amostras deformadas dos materiais usados na estrutura do pavimento, para realização dos ensaios de caracterização, que classificou o solo como granular com predominância de pedregulhos, e então feitos os ensaios de compactação, Índice de Suporte Califórnia (ISC), e DCP em laboratório visando propor um modelo que relacione o ISC com o índice de penetração (DN). Para a análise estrutural, foram realizados ensaios de DCP em campo para determinação da resistência à penetração e avaliação estratigráfica da estrutura. Como resultado dos ensaios de DCP em campo associado à correlação obtida em laboratório, observou-se que as capacidades resistentes das camadas ao longo do trecho estavam em geral dentro das faixas limites estabelecidas pelo DNIT. Os perfis estratigráficos obtidos não mostraram uniformidade nas espessuras das camadas de base e sub-base, estando em grande parte com espessuras menores que o projetado. A avaliação objetiva gerou um conceito regular para o estado do pavimento no trecho 01 (construído recentemente) e conceito ruim para o trecho 02 (pavimento antigo).
  • Item
    Levantamento das condições de rodovias do Oeste da Bahia : avaliação da superfície do pavimento da BA-447
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Rafael Malheiro Santos; Vinicius de Oliveira Kuhn
    RESUMO Este trabalho tem como objetivo o levantamento da condição das rodovias da região Oeste da Bahia, através de pesquisa bibliográfica, e para a rodovia BA – 447 realizar estudo mais detalhado através de dois métodos de avaliação proposto pelo DNIT. Inicialmente foram reunida as informações encontradas para as rodovias da região, levando-se em consideração o Relatório Gerencial 2016 realizada pela CNT e estudos do extinto DERBA, trazendo essas informações através de tabelas que correlacionaram a pesquisa e os relatórios para cada Residência de Manutenção, isso para a parcela de rodovias que possuíam algum tipo de estudo. Os métodos para avaliação da BA – 447 são estabelecidos pelas Normas DNIT 006/2003 para a Avaliação Objetiva, e a Norma DNIT 008/2003 para o Levantamento Visual Contínuo, ambos com intuito de avaliar o índice de degradação da superfície do pavimento. Foi então determinado no levantamento que para ambos métodos a divisão da rodovia se daria da mesma forma. Como as normas citadas são para avaliação da superfície do pavimento, foi realizada também uma avaliação das condições dos elementos da via. Foi possível então constatar que a BA – 447 possui 89% do pavimento classificado em Regular, Ruim e Péssimo para o LVC, e para a avaliação objetiva esse valor sobe para 97%. Dessa forma o estudo retrata que a BA - 447 se trata de uma rodovia com a sua funcionalidade afetada, o que está de acordo com resultado que se tem para as rodovias do estado que é basicamente classificados em Regular. Com a avaliação de outros elementos como drenagem, acostamento, sinalização e geometria da rodovia, é possível afirmar que devido principalmente ao fato da construção ter ocorrido a mais de 20 anos a rodovia possui inúmeros problemas, sendo estes capazes de afetar a sua funcionalidade de forma até mais severa do que avaliando-se a superfície do pavimento.
  • Item
    Análise comparativa da resistência à compressão de prova cilíndricos e peças pré-moldadas de concreto para pavimentação
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Michael de Lima Pedrosa; Juarez Hoppe Filho
    RESUMO No trabalho de Xavier (2017), foi identificado que a resistência à compressão das peças pré-moldadas destinadas à pavimentação tiveram resultado inferior à dos corpos de prova cilíndricos para as mesmas relações água/cimento. Assim, despertou interesse em obter mais informações sobre esse comportamento, visando os efeitos das relações, altura/diâmetro e os diferentes formatos dos corpos de prova. Nesse trabalho, foi feita uma analise comparativa, da resistência à compressão entre as peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação e corpos de prova cilíndricos. Foram produzidos concretos, utilizando as relações água/cimento (a/c) iguais a 0,40, 0,50 e 0,60. Para realização dos ensaios foram moldados corpos de prova cilíndricos com relação altura/diâmetro (h/d) = 2,0 que, posteriormente foram cortadas para atingirem relação h/d = 1,0 e peças pré-moldadas de concreto. Em relação à resistência à compressão dos concretos foi observada uma perda de resistência nas peças pré-moldadas, quando comparadas aos corpos de prova cilíndricos, iguais foram identificados no trabalho de Xavier (2017). No entanto, os corpos de prova cilíndricos e as peças para pavimentação apresentaram valores de resistência à compressão superiores a 35,0 MPa, para algumas relações (a/c). Dessa forma, atingindo alguns dos requisitos estabelecidos pela NBR 9.781 – 2013 para condição de tráfego de pedestres, veículos leves e veículos comerciais de linha.
  • Item
    Estudo dos solos arenosos finos lateríticos para bases de pavimentos econômicos aplicando a metodologia MCT
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Maria Clara Paiva; Oisy Hernández Menéndez
  • Item
    Estabilização de um solo da cidade de Barreiras-BA com adição de cal para fins rodoviários.
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Nivaldo Rosa Sodré de Oliveira Júnior; Vinícius de Oliveira Kühn
    RESUMO O presente trabalho, apresenta os resultados, para fins rodoviários, de um estudo laboratorial de uma amostra de solo coletada no bairro São Pedro em Barreiras – BA, estabilizado com cal hidratada do tipo CH – III. O estudo inclui a caracterização do solo, onde foram feitos a análise granulométrica, índices de Atterberg, massa específica dos grãos, compactação, além da determinação da expansão das amostras de solo e misturas solo-cal, e determinação de parâmetros mecânicos (C.B.R e resistência a compressão simples) que são cruciais para a definição do sucesso ou não da estabilização. Avaliou-se a expansão e C.B.R. do solo natural e misturas de solo com adições de cal nos teores de 2%, 3%, 4% e 5%, com o objetivo de verificar se os mesmos adquiriram propriedades que atendessem as exigências do DNIT para aplicálos em camadas de pavimento. Foi verificado que o teor de 3% de cal alcançou os melhores resultados e que teores superiores a 3%, diminuíam os valores de capacidade de suporte. Estudou-se também, a influência do teor de 3% de cal nos períodos de cura de 1, 4 e 28 dias, nas resistências a compressão simples, onde as amostras foram submetidas a condições de cura com e sem imersão. Observou-se que os valores de resistência a compressão aumentaram a medida em que se elevava o período de cura, sendo que os corpos de prova da condição não saturada, superaram os valores de resistência a compressão, em relação aos que ficaram submersos. De uma forma geral, as misturas solo-cal estudadas não apresentaram comportamentos aceitáveis para a utilização em camadas de base de pavimento, embora, se mostrem indicáveis para a utilização em sub-base, especialmente para regiões carentes de materiais granulares.
  • Item
    Estudo de viabilidade para utilização de RCD em base ou sub-base de pavimentos.
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Leide Herllane Ferreira do Nascimento; Vinícius de Oliveira Kühn.
    RESUMO A presente pesquisa objetiva avaliar a aplicação de agregados reciclados nas camadas de base e sub-base de pavimentos na cidade de Barreiras- BA realizando análise de um solo típico da região, do agregado reciclado e da mistura contendo 50% de cada material. Para a análise foram realizados ensaios laboratoriais para determinação de suas propriedades, os quais pudessem comprovar sua aplicabilidade em obras rodoviárias. Considerando os efeitos de quebra ocorridos sobre o solo e Resíduos de Construção e Demolição (RCD) realizou-se ainda análise de quebra do material aplicando-se ensaios de granulometria após compactação e California Bearing Ratio (CBR) e ensaios de compressão unidimensional, neste último sendo analisados apenas os grãos retidos na peneira 2,00mm e passante na 4,75mm do solo e RCD. Os resultados indicaram o RCD como redutores de plasticidade e de expansão, visto que os resultados obtidos na mistura foram inferiores aos valores do solo. Os valores de CBR obtidos indicaram que todos os materiais empregados na pesquisa são aptos para aplicação em reforço do subleito e subbases de pavimentos com baixo volume de tráfego, sendo que os materiais contendo RCD são aptos também para aplicação nas camadas de base de pavimentos visto que obtiveram CBR superior a 60%. Observou-se que a aplicação de RCD ao solo causou uma melhora de suas qualidades aumentando sua capacidade de suporte. Com a análise de quebra notou-se que ela está associada ao teor de umidade empregado durante os ensaios, e também ao tipo de grãos, visto que a quebra se mostrou mais intensa para os materiais contendo agregados reciclados. Os ensaios de compressão unidimensional indicou menor resistência dos agregados reciclados em relação ao solo. Com os resultados obtidos na pesquisa podemos considerar a viabilidade técnica de aplicação do RCD em obras de pavimentação de baixo volume de tráfego.
  • Item
    Estudo dos modos de vibrações em ponte treliçada sob ações de vento e cargas móveis
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Helves de Lima Guedes; Pedro Claudio Santos Vieira
    RESUMO Os movimentos vibratórios em pontes podem causar diversos efeitos considerados prejudiciais ao seu sistema estrutural. Dessa forma, a determinação do comportamento oscilatório torna-se necessário para o dimensionamento desse tipo de estrutura. O objetivo desse trabalho foi determinar as frequências naturais e modos de vibração de uma ponte treliçada submetida a ações de vento e cargas móveis. Na metodologia aplicada desenvolveu-se um projeto de uma ponte treliçada através do software de análise estrutural SAP 2000, onde foram lançados todos os carregamentos atuantes para se obter o dimensionamento, as frequências naturais e os modos de vibração da estrutura. Dessa análise ficou comprovada uma relação direta entre as frequências naturais e a rigidez estrutural, assim como, a carência das normas brasileiras na abordagem do tema das vibrações. Foram obtidos os principais modos de vibrar desse tipo de estrutura, tanto os flexionais quanto os torcionais. Através dos valores do índice de vibração V, ficou demonstrada a importância de utilizar o estudo vibratório como critério para o desenvolvimento do projeto estrutural de uma ponte.
  • Item
    Avaliação de durabilidade de concreto armado de ponte sobre o rio Grande, na BR-242, no município de Barreiras-BA por métodos de ensaio não destrutivos.
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Dayane Gomes de Vasconcelos; Juarez Hoppe Filho; Elier Pavón de la Fé
    Resumo : O objetivo deste estudo foi analisar a durabilidade do concreto armado de ponte sobre o Rio Grande, construída na década de 1960 pelo DNER, situada na BR-242, no perímetro urbano do município de Barreiras, Bahia. A inspeção parcial da estrutura foi realizada de forma visual e por meio de esclerometria, carbonatação e potencial de corrosão, sendo estes ensaios não destrutivos. O concreto dos elementos com mesma função estrutural apresentou homogeneidade de resistência à compressão estimada por esclerometria. O ensaio de carbonatação indicou que houve redução do pH até a armadura, indicando a despassivação das barras de aço. Um único ponto inspecionado apresentou região com reserva alcalina, representada pelo hidróxido de cálcio (portlandita), o que significa passivação da armadura. O ensaio de potencial de corrosão, em maior parte dos pontos analisados, representou probabilidade de corrosão intermediária, na iminência de se tornar alta, com predominância de potencial de corrosão na faixa de -200 a -256 mV. Os resultados gerados a partir de inspeção, indicam que, a ponte em estudo, necessita de reparos nos elementos verificados, em conjunto com novas inspeções de caráter específico, a fim de restabelecer a vida útil de serviço do sistema e, consequentemente, conferir adequada durabilidade ao concreto.
  • Item
    Estabilidade global e custos com diversas concepções de projeto de estruturas de concreto armado.
    (Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2025) Jhames Passos Sateles.; Pedro Cláudio dos Santos Vieira
    Resumo : Este trabalho foi motivado pela necessidade de analisar as melhores concepções de projeto estruturais no que diz respeito a economia de materiais e serviços. Tem como objetivo analisar diversos sistemas estruturais variando principalmente os tipos de laje, bem como locação e dimensões de pilares e vigas, e comparando os resultados encontrados relativos à segurança estrutural, quantitativos de materiais e custos finais. A pesquisa se baseou no estudo de caso de Ramos (2016), na qual analisou três concepções de lajes. Este trabalho analisou dois tipos de lajes nervuradas, a treliçada unidirecional e a nervurada com enchimento de cubetas e comparou-as com a laje maciça executada na edificação. Modelou-se a estrutura no software Eberick com base nos sistemas estruturais mencionados acima, baseando-se na NBR 6118 (ABNT, 2014). Após as análises das concepções pelo software, prosseguiu-se pela extração dos dados relativos à estabilidade global e insumos de materiais. De posse dos custos unitários fornecidos pelas tabelas do SINAPI e ORSE foi possível calcular o custo de materiais e serviços de cada sistema estrutural. Com os custos foi possível avaliar que a concepção de projeto mais econômica foi aquela que utiliza laje nervurada com enchimento de cubetas.