Electrospinning na produção de nanofibras poliméricas aplicadas na saúde.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2024-02-23
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Resumo
desenvolvimento na área de materiais poliméricos tem evoluído grandemente desde a criação do primeiro polímero sintético em 1907, a qual despertou o surgimento de diversas técnicas de produção, culminando no desenvolvimento desses materiais em escala nanométricas. Entre as técnicas de produção de nanomateriais polimétricos, destaca-se a técnica de eletrofiação (electrospinning) que possibilita a fabricação de nanofibras com propriedades físico-químicas e mecânicas de interesse em diversas aplicações tecnologica, como na biotecnologia. Embora, a eletrofiação seja uma técnica com mais de meio século de existência, a produção de nanofibras por essa técnica tem um pouco mais de duas décadas de exstência e a literatura científica em língua portuguesa sobre o tema ainda é incipiente. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral verificar, por meio de uma revisão sistemática, a aplicabilidade da técnica electrospinning na área da saúde para obtenção de matrizes de nanofibras para cicatrização de técidos vivos. Foram selecionados trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses publicadas na base de dados Google Acadêmico, no período de 2016 à 2020, que atendessem aos critérios de inclusão: no idioma português e que fossem open access. Para a pesquisa foi utilizada a seguinte combinação das plavras: matrizes + nanofibra + cicatrização + electrospinning. Para compor a revisão sistemática foram estudados 14 trabalhos, o estudo foi realizado por meio de um quadro de revisão sistemática. Ao analisar os trabalhos científicos desta revisão é possível verificar que os autores conseguiram produzir nanofibras de diferentes diâmetros, , a partir dos mais diversos tipos de soluções poliméricas e de concentração polímero/solvente distinta. Os principais resultados obtidos pelos autores dos trabalhos analisados, demonstraram que as eletrofiações das nanofibras permitem a liberação controlada de fármacos, que podem ser de grande potencial para diferentes sistemas de aplicação e, por conseguinte, diferentes necessidades, como uma nova geração de curativos inteligentes.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia Mecânica, do Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, da Universidade Federal do Oeste da Bahia.
Palavras-chave
Citação
Silva, Lindanir de Jesus. Electrospinning na produção de nanofibras poliméricas aplicadas na saúde: revisão sistemática. Bahia: Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Oeste da Bahia; 2021.
Coleções