Efeito da suplementação de ácidos graxos polinsaturados no transtorno do espectro autista (TEA): revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos.
| dc.contributor.advisor | Danielle Cristina Guimarães da Silva | |
| dc.contributor.advisor-co | Marcos Pereira Santos | |
| dc.contributor.author | Kelma de Andrade Wobido | |
| dc.date.accessioned | 2026-07-10T12:58:14Z | |
| dc.date.available | 2026-07-10T12:58:14Z | |
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.date.submitted | 10/07/2026 | |
| dc.degree.department | Centro das Ciências Biológicas e da Saúde | |
| dc.degree.graduation | Nutrição | |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Oeste da Bahia | |
| dc.degree.level | Graduação | |
| dc.degree.local | Barreiras-BA | |
| dc.description | Artigo apresentado junto ao Curso de Nutrição da Universidade Federal do Oeste da Bahia, como requisito para aprovação no componente curricular CBS2040 – Trabalho de Conclusão de Curso II | |
| dc.description.abstract | Resumo : Os ácidos graxos poliinsaturados têm sido considerados como importantes nutrientes na dieta de indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no entanto, observa-se pouca evidência sobre o efeito desse nutriente na melhoria de sintomas do TEA. Nessa perspectiva, o objetivo desta revisão com metanálise foi investigar a eficácia da suplementação de ômega-3 e ômega-6 em indivíduos com TEA. Ensaios clínicos foram pesquisados em 6 bases de dados, sem restrição de período de publicação ou idioma. A diferença absoluta de média foi utilizada como medida de sumarização dos estudos selecionados. Foram identificados 1120 artigos nas bases de dados, dos quais 13 artigos foram incluídos na revisão. Os estudos selecionados foram ensaio clínico randomizado, duplo-cego e aberto, com amostras de 13 a 73 participantes, médias de idade entre 5 e 14 anos e tempo de acompanhamento dos participantes variando de 1,5 a 30 meses. Os resultados dos parâmetros sumarizados na metanálise não evidenciaram efeito de melhoria dos sintomas do TEA (WMD= -0,01 IC95%=-0,70 - 0,69). Diante disso, a suplementação de Ácidos Graxos Poliinsaturados (AGP) em portadores de TEA como tratamento adjuvante nutricional não apresentou efeito positivo no tratamento dos sinais e sintomas. | |
| dc.identifier.citation | WOBIDO, Kelma de Andrade; SANTOS, Marcos Pereira (Orientador). Efeito da suplementação de ácidos graxos polinsaturados no transtorno do espectro autista (TEA): revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos. Barreiras, BA, 2021. 34 f. TCC - Graduação em Nutrição, Universidade Federal do Oeste da Bahia. Centro das Ciências Biológicas e da Saúde - Barreiras, BA, 2021. | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufob.edu.br/handle/123456789/866 | |
| dc.language.iso | pt | |
| dc.publisher | Universidade Federal do Oeste da Bahia | |
| dc.subject | Autismo | |
| dc.subject | TEA | |
| dc.subject | Ácidos graxos poli-insaturados | |
| dc.subject | Ômega-3 | |
| dc.subject | Ômega-6 | |
| dc.subject | Suplementação | |
| dc.title | Efeito da suplementação de ácidos graxos polinsaturados no transtorno do espectro autista (TEA): revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos. | |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso |