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    As relações étnico-raciais no ensino de artes do ensino médio
    (2019) Santos, Ivanilto de Jesus
    As relações étnico-raciais no ensino de arte do Ensino Médio é o tema deste trabalho investigativo do tipo de campo, que visa compreender a organização pedagógica dos professores de artes, sobre as questões das relações das étnico-raciais, voltada para a cultura negra nas aulas de arte, do Ensino Médio. Em sala de aula a questões das relações étnico-raciais é pouco trabalhada, ainda mais se tratando do componente de arte no Ensino Médio, na qual o estudante só têm o contato com o componente 1º ano, assim essa investigação se procedeu a partir de um olhar empírico, de que, os professores só trabalham essas questões das relações étnico-raciais na semana do dia 20 de novembro. Essa proposta de investigativa, como os professores de arte do no Ensino Médio trabalham as questões das relações étnico-raciais, foi resultado de uma inquietação, enquanto estudante do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, após, ter tido experiências em sala de aula com os componentes de estágio supervisionado III e práticas de ensino IV, na qual senti falta, de serem trabalhada a cultura negra, e que durante o meu Ensino Médio. Para presente investigação, houve um estudo bibliográfico a respeito do tema a partir de: Barbosa (2018), Brasil (2019), Domingues (2019), Gomes e Munanga (2016) e Ribeiro (2019). A partir do método de análise de conteúdo do material coletado através da observação e entrevista semiestruturada foi possível discutir a importância do trabalhar com as questões étnicoraciais no ensino de arte no ensino médio; o processo de planejamento dos professores de arte frente as questões étnico-raciais; bem como a compreensão dos professores de arte sobre o trabalho com as questões das relações étnicas-raciais.
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    O ensino da arte em tempos de pandemia: uso das novas tecnologias na educação, como ferramenta de acessibilidade ao ensino
    (2022) Almeida, Roseli de Souza
    O presente trabalho busca discutir sobre as novas tecnologias da informação e comunicação – TICs no contexto do ensino da arte-educação, como ferramenta de acessibilidade e possibilidades de continuidade do ensino. Destacando que o foco principal da pesquisa foi promover uma investigação e uma discussão acadêmica sobre a interface do ensino de arte e as novas tecnologias da informação em tempos de pandemia no âmbito escolar de educação básica. Partindo dessa contextualização, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Como os professores de arte do ensino médio em tempos de pandemia estão utilizando as novas tecnologias como ferramentas de acessibilidade ao ensino e quais os seus desdobramentos desse processo? De forma a cumprir esse objetivo, a metodologia abordada foi qualitativa do tipo estudo de campo, nas turmas do ensino médio em duas escolas estaduais da cidade de Santa Maria da Vitória – BA. Esta monografia é embasada por conceitos dos intercessores teóricos: Ferreira (2008), Santaella (2005), Venturelli (2011), Almeida (2020) e Jordão (2009).
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    Tecendo experiências afrocentradas nas artes visuais: a boneca abayomi na aplicabilidade da lei 10.639/03.
    (2023) Nascimento, Joelma Alves
    Este trabalho tem o objetivo de analisar as experiências afrocentradas de fazeres artístico-pedagógicos com a boneca Abayomi para a implementação da Lei 10.639/03, no que diz respeito ao ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de educação básica. A pesquisa aborda o ensino de arte em uma perspectiva étnico-racial, examina as experiências de aplicabilidade e os 20 anos da Lei 10.639/03, as contribuições das Artes Visuais na construção das narrativas afro-brasileiras, e considera a boneca Abayomi como um brinquedo educativo-afirmativo em sala de aula. Reflito a condição dos corpos negros na escola e as questões de pertencimento racial, a importância da formação docente para o desenvolvimento e a execução de práticas afrocentradas, além de descrever o meu percurso através das produções acadêmicas, oficinas na educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio e ensino superior e exposições artísticas com a boneca Abayomi no Oeste da Bahia nas cidades de São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória e Barreiras. A pesquisa apresenta uma reflexão sobre as práticas já realizadas em escolas, para pensar em como elas podem ser aprimoradas na sala de aula com o apoio de outros professores que, juntos, se aquilombam na luta por uma educação antirracista e emancipatória.
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    Caminhos de Savós: poéticas insubmissas e de subversão
    (2023) Caldeira, Sebastiana Oliveira
    Ao considerar as experiências de vida de mulheres negras, este trabalho se baseia no conceito Escrevivências, da escritora Conceição Evaristo, para refletir como os processos criativos em Artes Visuais podem ser pensados como espaços para construção de poéticas insubmissas e de subversão, a fim de denunciar o racismo, a violência de gênero e demais opressões. Nesse sentido, ao propor uma narrativa ancestral sobre os caminhos de Lindaura Rosa de Oliveira, Savó, este trabalho de conclusão de curso pretende contribuir na constituição de novos caminhos na arte-educação, pensados e construídos por mãos negras.
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    O ensino da fotografia na educação especial
    (2024) Araújo, Geilson Silva
    A presente pesquisa refere-se ao uso da fotografia como material pedagógico para estudantes da Escola Especial Gotas de Luz-APAE em Santa Maria da Vitória (BA). A questão mestre do estudo é saber se o ensino de fotografia funciona como promotor da educação inclusiva para Pessoas com Deficiência. A Inclusão é um direito de todos, assim como a educação, isso significa que a lei deve garantir o pleno acesso a um ensino de qualidade às pessoas com deficiência. O objetivo geral é investigar e testar a linguagem fotográfica como um recurso para uma educação inclusiva que contemple pessoas com deficiências de várias naturezas, frisando que a instituição trabalha com estudantes de várias deficiências. O percurso metodológico adotado foi via abordagem qualitativa, constando de duas etapas: uma bibliográfica e outra de campo. Em campo, foram realizadas oficinas para coleta de dados e posterior análise. Os resultados apontaram uma grande receptividade dos participantes para aprender a linguagem da fotografia, um envolvimento significativo com a prática e uma satisfação notável com os resultados obtidos nas fotografias. Por fim, a pesquisa destacou que o trabalho pedagógico com fotografia contribui para superação do capacitismo e das limitações percebidas através da criação de condições simples para que essas pessoas com deficiência em PcD, possam se expressar através da fotografia.
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    Práticas de arte-educação numa escola do campo no município de Serra do Ramalho-BA
    (2024) Oliveira, Angélica Rodrigues de
    O estudo investigativo sobre arte-educação é fruto da análise dos impactos do ensino de artes em uma escola do campo localizada numa comunidade agrícola de Serra do Ramalho-BA. A busca por esse entendimento foi motivada pela problematização: quais os benefícios e impactos do ensino de artes para os estudantes de uma escola do campo localizada numa comunidade agrícola, a Escola 2 de Julho, da Agrovila 20, na cidade de Serra do Ramalho-BA? Os passos metodológicos foram norteados pela consulta das categorias teórico-epistemológicas sobre educação do campo, da arte-educação e da pesquisa científica de abordagem qualitativa do tipo de campo, tendo como instrumentos de pesquisa as imersões nas práticas artísticas da escola. Mediante observação participante, entrevistas semiestruturadas, diálogo em sala e aplicação de oficina de Arte, buscou-se entender sua constituição no currículo da escola, na influência prática pedagógica do professor no processo de ensino/aprendizagem e as vivências camponesas dos alunos através de oficinas de arte na modalidade pintura. A verificação da nossa problematização de que pode haver pouca inserção da arte do campo no ensino de artes na escola investigada foi refutada. Através dos resultados obtidos nas entrevistas com professores e alunos, quando detectamos que as práticas destes estão inseridas no meio rural, meio de sobrevivência e modo de vida daquela comunidade pesquisada, é perceptível a força dos signos que compõem a essência do modo de vida do campo. Além disso, manifestou-se o desejo de praticar o ensino de artes com maior formação e como ferramenta de desenvolvimento dos processos de ensino/aprendizagem, respeitando as simbologias campesinas e suas formas de interpretação e modo de fazer com o seu específico modo de viver.
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    Sussurros de afeto: ancestralidade e memória afetiva em sala de aula
    (2025) Silva, Maria Aparecida Pereira da
    Este trabalho de conclusão de curso é um processo criativo-educativo que aborda a construção de círculos de confiança em sala de aula por meio da ancestralidade e da memória afetiva, a partir de práticas artísticas construídas com base nas vivências pessoais de estudantes e professores/as - sujeitos que compartilham narrativas e aprendem uns com os outros - em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de São Félix do Coribe no Oeste da Bahia. Para pensar as questões em torno dos temas ancestralidade e memórias afetivas no espaço educativo, adotei como guia os pensamentos e as reflexões elaboradas pela escritora Conceição Evaristo (2016-2020), pela intelectual feminista bell hooks ( 2017-2022) e pelo filósofo indígena Ailton Krenak (2020), assim como as discussões colocadas por Lélia Gonzalez (1984), Gloria Anzaldúa (2018), Marlon Santos (2022), Katia Helena Pereira(2019), Maria Aparecida Silva Ribeiro(2021), Rubens Alves (2023), Maria Wliana da Silva Ferreira (2022), Lilian Kimura, Renan Barbosa Lemes, Kelly Nunes (2022), Paulo Freire (1996), Daniel Munduruku (2019), Nilma Lino Gomes(2023) e Chimamanda Ngozi Adichie (2009). A ancestralidade não é um eco distante, mas um pulsar vivo que se manifesta em gestos, em palavras e em nosso cotidiano. As memórias e os saberes ancestrais são elementos essenciais para pensar em uma educação transformadora e inclusiva. Com um coração aberto, eu teco uma colcha de retalhos feita de vivências, raízes e aprendizados, dando espaço às narrativas de estudantes. Cada roda de conversa e cada prática artística são um fio que conecta saberes antigos aos sonhos contemporâneos, e a escrita desse trabalho transformou-se em uma ferramenta de afeto e resistência.
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    Disseminarte: voar, semear e pousar em uma experiência entre cidade e universidade no oeste baiano
    (2024) Alves, Dielly Silva
    Este estudo investiga o Projeto de Extensão Universitária Disseminarte que aborda a arte como um ato político e pedagógico, a fim de ampliar a compreensão da relação experiência-cidade além dos limites institucionais. A análise cobre desde a concepção do projeto até sua execução, abordando a morfologia e etimologia do nome, a reflexão sobre a universidade e a extensão universitária, a formação de educadores-mediadores no espaço urbano, e o histórico das intervenções artísticas até a contemporaneidade. Também examina referências contemporâneas que embasam a noção de Acontecimentos nas Feiras e Praças (APF) desenvolvidos em algumas cidades baianas, às margens do Rio Corrente, como resultados do percurso acadêmico. A pesquisa se utiliza da análise bibliográfica e de campo, com base em relatórios, diários de bordo e resumos publicados em eventos internos e externos à Universidade Federal do Oeste da Bahia. O estudo busca enriquecer o debate sobre a rua como espaço de formação docente em artes, sublinhando a importância da extensão na trajetória universitária para o desenvolvimento contínuo de novos diálogos.
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    A importância da formação de professores em licenciatura em artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental em São Félix do Coribe – Bahia
    (2023) Oliveira, Vânia Maria de
    Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da formação de professores de artes nas séries iniciais do Ensino Fundamental, usando a abordagem (auto) biográfica relatando minhas experiências a partir do Estágio Supervisionado II, componente curricular do curso de licenciatura em Artes Visuais. Nesse período de vivências, presenciando e participando do dia a dia escolar, surgiram reflexões importantes para pensar as práticas pedagógicas aplicadas no contexto desta etapa da Educação Básica. Assim, este texto aborda a importância do professor licenciado em artes, trazendo relatos de professoras egressas da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB sobre as mudanças que aconteceram no ensino de artes a partir da implementação da Universidade na região. Este trabalho não tem a pretensão de ser uma crítica aos professores que não são graduados em Artes, mas lecionam tal disciplina; o intuito é discutir e analisar como tem sido o ensino de artes nessa modalidade de ensino no município de São Felix do Coribe- BA, mostrando os aspectos positivos e a necessidade de profissionais formados na área de Arte, desde as séries iniciais. Não tem a intenção de esgotar o assunto, mas de provocar o sistema para mudanças no ensino da arte-educação na região.
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    Análise das influências artísticas nas manifestações culturais dos festejos religiosos de Nossa Senhora Aparecida no povoado de Caruaru-Bahia
    (2023) Gonçalves, Elizete dos Santos
    Esta pesquisa em arte-educação é resultado de um estudo sobre as influências culturais das manifestações artísticas nos festejos religiosos de Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Caruaru, município de Correntina-Ba. Tem como objetivo central a investigação e contextualização da manifestação cultural religiosa e visual desta festividade. Em virtude disso, a pesquisa se efetivou através de estudos teóricos como: Boing (2007), Chaves (2012) e Duarte (2011) como base para uma intervenção mediada a nove estudantes do Ensino Fundamental do oitavo e nono ano de uma Escola Municipal na Comunidade de Caruaru. A intervenção teve como foco a relação entre arte e a manifestação religiosa da Nossa Senhora Aparecida, promovendo discussões e reflexões sobre a festa da Santa no povoado. Com isso, o trabalho desdobra-se através de uma pesquisa etnográfica sobre o contexto histórico da chegada da Santa na Comunidade, e discussões mediadas sobre a festa em devoção a Santa no povoado. Contudo, leva-se em consideração que uma intervenção de arte-educação imbricada a cultura de uma população, em ambiente escolar para um público jovem, é de suma importância para a formação identitária de um povo e seu desenvolvimento crítico. Nesse sentido, a pesquisa colabora com um registro histórico e propõe valorização e preservação da cultura local por meio da arte.
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    Arte, Memória, Re-existência: a criação artesanal das mulheres do Oeste baiano
    (2023) Santos, Jancileide Souza
    A tese aborda a situação atual da criação artesanal de origem ancestral produzida por mulheres que trabalham com o barro e as fibras vegetais, em comunidades do Oeste baiano, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar e de uma reflexão situada e interseccional, ou seja, considerando as interconexões entre gênero, classe social e raça/etnia como um dado importante para compreender a marginalização do trabalho das artesãs nos sistemas das artes e cultura baiana e brasileira. A pesquisa interpreta a criação artesanal feminina como uma expressão artística de re-existência da memória coletiva e biocultural das comunidades tradicionais, assim como realiza uma reflexão sobre o papel das artesãs na preservação da memória e do patrimônio biocultural de suas comunidades. A arte dessas mulheres é fruto de um conhecimento sobre o manejo adequado de minerais e plantas herdado e transmitido por gerações de mulheres negras e afro-indígenas, que vivem em cidades e, principalmente, em comunidades da zona rural do Oeste baiano.
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    Frans Krajcberg: história de vida e processo de criação
    (2023) Oliveira, UillianTrindade
    Frans Krajcberg: história de vida e processo de criação é uma Tese de Doutorado que propõe suscitar reflexões a partir da história de vida e do processo de criação desse artista plástico nascido polonês e naturalizado brasileiro, com a finalidade de corroborar com a proposta de que podem existir desvios ou, na visão deleuziana, linhas de fuga para as áreas de Educação e Arte. Dessa forma, utilizo como aportes teórico-metodológicos a história de vida e o processo de criação, tendo como referências principais Deleuze (1997; 2011), Deleuze e Guattari (1992; 2010) e Haguette (2010). Tendo como centro a vida e obra de Krajcberg, tais aportes são relacionados aos conceitos deleuzianos de rizoma, territorialização, desterritorialização e reterritorialização. Ainda tomo como base para análise da vida e obra do artista a literatura existente sobre história de vida e processos de criação, as entrevistas e a amizade que por décadas minha família e eu mantemos com ele. Acredito que essa proximidade contribuiu de forma significativa para este estudo, sendo um fator facilitador no seu desenvolvimento. Assim, busco descrever e analisar como Krajcberg percorreu seu caminho artístico até chegar a questões tão próximas e arraigadas à defesa da natureza. Além disso, pretendo também abordar processos singulares, individuais sobre a vida do artista, assim como investigar nuances alusivas ao seu processo criativo em artes.