Práticas de arte-educação numa escola do campo no município de Serra do Ramalho-BA

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2024
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Resumo
O estudo investigativo sobre arte-educação é fruto da análise dos impactos do ensino de artes em uma escola do campo localizada numa comunidade agrícola de Serra do Ramalho-BA. A busca por esse entendimento foi motivada pela problematização: quais os benefícios e impactos do ensino de artes para os estudantes de uma escola do campo localizada numa comunidade agrícola, a Escola 2 de Julho, da Agrovila 20, na cidade de Serra do Ramalho-BA? Os passos metodológicos foram norteados pela consulta das categorias teórico-epistemológicas sobre educação do campo, da arte-educação e da pesquisa científica de abordagem qualitativa do tipo de campo, tendo como instrumentos de pesquisa as imersões nas práticas artísticas da escola. Mediante observação participante, entrevistas semiestruturadas, diálogo em sala e aplicação de oficina de Arte, buscou-se entender sua constituição no currículo da escola, na influência prática pedagógica do professor no processo de ensino/aprendizagem e as vivências camponesas dos alunos através de oficinas de arte na modalidade pintura. A verificação da nossa problematização de que pode haver pouca inserção da arte do campo no ensino de artes na escola investigada foi refutada. Através dos resultados obtidos nas entrevistas com professores e alunos, quando detectamos que as práticas destes estão inseridas no meio rural, meio de sobrevivência e modo de vida daquela comunidade pesquisada, é perceptível a força dos signos que compõem a essência do modo de vida do campo. Além disso, manifestou-se o desejo de praticar o ensino de artes com maior formação e como ferramenta de desenvolvimento dos processos de ensino/aprendizagem, respeitando as simbologias campesinas e suas formas de interpretação e modo de fazer com o seu específico modo de viver.
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