Tecendo experiências afrocentradas nas artes visuais: a boneca abayomi na aplicabilidade da lei 10.639/03.
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2023
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Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar as experiências afrocentradas de fazeres artístico-pedagógicos com a boneca Abayomi para a implementação da Lei 10.639/03, no que diz respeito ao ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de educação básica. A pesquisa aborda o ensino de arte em uma perspectiva étnico-racial, examina as experiências de aplicabilidade e os 20 anos da Lei 10.639/03, as contribuições das Artes Visuais na construção das narrativas afro-brasileiras, e considera a boneca Abayomi como um brinquedo educativo-afirmativo em sala de aula. Reflito a condição dos corpos negros na escola e as questões de pertencimento racial, a importância da formação docente para o desenvolvimento e a execução de práticas afrocentradas, além de descrever o meu percurso através das produções acadêmicas, oficinas na educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio e ensino superior e exposições artísticas com a boneca Abayomi no Oeste da Bahia nas cidades de São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória e Barreiras. A pesquisa apresenta uma reflexão sobre as práticas já realizadas em escolas, para pensar em como elas podem ser aprimoradas na sala de aula com o apoio de outros professores que, juntos, se aquilombam na luta por uma educação antirracista e emancipatória.