Estudo da acessibilidade em unidades de ensino do município de Barreiras-BA com base na norma de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos-2017
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Data
2025
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Editor
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Resumo
RESUMO
A origem deste trabalho está na identificação do atendimento às necessidades de
pessoas com deficiência pelo espaço físico de duas escolas da rede pública do município de
Barreiras-BA. O objetivo geral foi de investigar as condições de acessibilidade nas unidades
de ensino estudadas e propor soluções para os obstáculos encontrados. O trabalho foi
realizado através de pesquisa bibliográfica, a cerca da acessibilidade e inclusão escolar, bem
como pela promoção de estudos de caso. Para se alcançar o objetivo proposto utilizou-se de
abordagem multi-método, envolvendo: avaliação técnica a luz da NBR 9050-Acessibilidade a
edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos; o contato com usuários que
possuem deficiência ou redução de mobilidade a fim de identificar as principais dificuldades
no uso da edificação, e aplicação de questionários para identificação e avaliação da
percepção dos usuários quanto à acessibilidade arquitetônica disponível. A pesquisa
apontou a falta de dados como: o ingresso, permanência e outros indicadores que permitam
a caracterização do atendimento a pessoas com deficiência pelas escolas públicas do
município. Além disso, verificou-se que nenhuma das escolas estudadas apresentava nos
elementos arquitetônicos observados o atendimento integral ao disposto na NBR 9050
(ABNT, 2015). Gestores e professores, os quais participaram da avaliação proposta,
sinalizaram a ausência de apoio técnico para ampla promoção da inclusão escolar. Entre os
alunos notou-se, em geral, uma avaliação positiva quanto à acessibilidade ambiental
disponível na escola. Foram propostas soluções ilustradas para as barreiras encontradas nas
escolas. Conclui-se que é preciso avançar para prover às unidades de ensino a acessibilidade
necessária a utilização por pessoas com deficiência. Além disso, ao trabalho coube a
contribuição pelas soluções propostas nas escolas estudadas e por apresentar-se como mais
uma fonte para futuras pesquisas e projetos
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado
ao Curso de Engenharia Civil da Universidade
Federal do Oeste da Bahia, como requisito parcial à
obtenção do grau de Engenheiro Civil.
Palavras-chave
Acessibilidade, Pessoas com deficiência;
Citação
SANTOS, Breno Augusto Araújo Barros dos. Estudo da acessibilidade em unidades de ensino do município de Barreiras-BA com base na norma de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.. Barreiras, BA, 2017. 96f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras-BA, 2017